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Efeito da temperatura do ar de admissão no atraso de ignição de um motor a etanol de ignição assistida por superfície aquecida

EFFECT OF AIR INTAKE TEMPERATURE ON THE DELAY OF THE IGNITION OF AN ETHANOL INTERNAL COMBUSTION ENGINE WITH IGNITION ASSISTED BY HOT SURFACE

Todaro, Rafael Hauckewitz ; Zabeu, Clayton ; Romio, Renato ; Pacifico, Antonio Luiz ; , ;

Artigo:

Estudos recentes mostram que o uso de etanol para motores a combustão interna promete uma relação positiva entre a eficiência global e os aspectos atrelados às emissões de poluentes e de gases de efeito estufa. Motivado pela busca de melhores resultados, o objetivo principal do presente trabalho consiste em verificar a influência da temperatura do ar de admissão no processo de combustão da mistura, que conta com a técnica da superfície aquecida como meio para auxiliar o processo de ignição da mistura, especificamente no atraso de ignição. Como objetivo secundário, o estudo visa contribuir com a melhoria do entendimento sobre as condições de operação que o motor deve estar submetido para que melhores eficiências globais sejam obtidas. O motor diesel SDE 1,3 L da General Motors, equipado uma central de gerenciamento eletrônico aberta e adequadamente adaptada foi utilizado como estudo de caso. Resultados preliminares permitem afirmar que a utilização do etanol em motores a combustão espontânea, que empregam a técnica da superfície aquecida, operam com máximo rendimento global em um restrito intervalo de temperatura do ar de admissão.

Artigo:

Recent studies show that the use of ethanol for internal combustion engines promises a positive relationship between overall efficiency and the aspects related to emissions of pollutants and greenhouse gases. Motivated by the search for better results, the main objective of this work is to verify the influence of the intake air temperature on the combustion process of the mixture, promoted by heated surface technique to start the ignition process of the mixture, specifically in the ignition delay. As a secondary objective, the study aims to contribute to improving the understanding of the operating conditions that the engine must undergo in order to obtain better overall efficiencies. General Motors

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2019-PAP73

Referências bibliográficas
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Como citar:

Todaro, Rafael Hauckewitz; Zabeu, Clayton; Romio, Renato; Pacifico, Antonio Luiz; , ; "Efeito da temperatura do ar de admissão no atraso de ignição de um motor a etanol de ignição assistida por superfície aquecida", p. 754-769 . In: XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2019-PAP73

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