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Elaborando infográficos sob a ótica do design da informação

Working out infographics under the lens of information design

Domiciano, Marcus Aurelius Lopes ; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira ; Domiciano, Cassia Leticia Carrara ;

Artigo completo:

Investiga-se a relação entre infográficos e design da informação na melhoria do processo comunicativo. O infográfico surge como uma ferramenta tecnológica para a transmissão de informações e agrega ao texto as mensagens visuais para estimular respostas dos usuários. A capacidade de visualizar informações pela associação complementar entre linguagem verbal e não verbal, que estrutura o infográfico, tornou-se uma condição necessária nessa sociedade digital. Diante dessa potencialidade, importa entender se existem diretrizes para a produção de infográficos, uma vez que esse processo depende do tipo de veículo de comunicação e dos recursos disponíveis, entre outros fatores. Assim, verificam-se as fases de elaboração, destacando algumas características específicas apresentadas pelos autores pesquisados e também conferindo a similaridade entre etapas, tanto no material impresso quanto no digital. Conclui-se que o aumento de informações em ambientes digitais exige dos produtores e consumidores de infográficos competências infocomunicacionais que contemplam os princípios do design da informação. Um processo que pode ser dividido em duas fases, sendo a primeira definir o público a que se destina o infográfico, entender o problema, buscar informações e organizar dados, e a segunda envolve esboçar, produzir, revisar e, por fim, publicar o conteúdo.

Artigo completo:

It investigate the relationship between infographic and information design in the improvement of the communicative process. The infographic appears as a technological tool for the transmission of information and adds visual messages to the text to stimulate user responses. The ability to visualize information through the complementary association between verbal and non-verbal language, which structures the infographic, has become a necessary condition in this digital society. Facing this potential, it is necessary to understand if there are guidelines for production of infographics, since this process depends on the type of communication vehicle and available resources, among other factors. Thus, the phases of elaboration are verified, highlighting some specific characteristics presented by the researched authors and also conferring the similarity between stages, in both printed and digital material. It is concluded that the increase of information in digital environments demands from infographic producers and consumers infocommunication skills that contemplate the principles of information design. A process that can be divided into two phases, the first defining the audience for the infographic, understanding the problem, searching for information and organizing data, and the second involves sketching, producing, reviewing and finally publishing the content.

Palavras-chave: infográficos, design da informação, ferramentas tecnológicas,

Palavras-chave: infographics, information design, technological tools,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0120

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Como citar:

Domiciano, Marcus Aurelius Lopes; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira; Domiciano, Cassia Leticia Carrara; "Elaborando infográficos sob a ótica do design da informação", p. 2793-2799 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0120

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