Setembro 2015 vol. 2 num. 2 - 7º Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo Completo - Open Access.
Elaboração de mascote para a Chocolates Garoto – um percurso semiótico
Development of mascot for Chocolates Garoto – a semiotic course
Pereira, Giulliano Kenzo Costa ; Garone, Priscilla ;
Artigo Completo:
Mascotes são elementos bastante utilizados no meio comercial contemporâneo. Vincular uma marca a uma criatura de aparência comumente agradável diz respeito a integrar e agradar o consumidor com base nos valores transmitidos pelo personagem. A integração de mascotes costuma estar relacionada a um grande processo de reformulação de identidade visual. Este projeto, porém, busca transformar o símbolo do garoto da empresa Chocolates Garoto, utilizado atualmente de forma tímida, em uma mascote atuável, aumentando as possibilidades de aplicação do uso do personagem e incrementando conceitos diferenciados ao produto, mas sem abandonar os valores já estabelecidos pela identidade da empresa. Os estudos deste projeto tiveram base na semiótica americana de Charles Sanders Peirce e, através de análises semióticas de um produto já conhecido da marca, tentou-se estabelecer valores semelhantes a um novo produto idealizado: a mascote.
Artigo Completo:
Mascots are constantly used elements in the contemporary commercial media. Associating a brand to a creature of commonly pleasant look, means integrating and pleasing the customer based on the values transmitted by the character. The integration of mascots is usually related to a great process of reformulation of visual identity. This project, however, seeks to transform the boy symbol of the company Chocolates Garoto, currently utilized in a discrete manner, into an active mascot, increasing the possibilities on the use of the character and increasing different concepts to the product, without abandoning the values already established by the company. The studies of this project were based on American semiotics of Charles Sanders Peirce and, through semiotic analysis of an already known product of the company, an attempt was made to establish similar values to a new and idealized product: the mascot.
Palavras-chave: mascote, design de personagens, semiótica americana, mascot, character design, American semiotics,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_60
Referências bibliográficas
- [1] CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA. 2009. Chocolotes Garoto 80 anos: uma história de Sucesso. Vila Velha.
- [2] PEIRCE, C. 2005. Semiótica. São Paulo: Perspectiva.
- [3] PEREZ, C. 2011 . Mascotes: semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage Learning.
- [4] SANTAELLA, L. 1986. O que é semiótica?. São Paulo: Brasiliense.
Como citar:
Pereira, Giulliano Kenzo Costa; Garone, Priscilla; "Elaboração de mascote para a Chocolates Garoto – um percurso semiótico", p. 1497-1502 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-6968,
ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_60
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações