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Elaboração e validação da cartilha

Elaboração e validação da cartilha

Trada, Luciani ; Rauen, Camila Cardoso ;

Pôster:

Justificativa

O câncer é a principal causa de morte infanto-juvenil e as leucemias estão entre as neoplasias mais incidentes. A disponibilidade de informação sobre diagnóstico e tratamento para pacientes pediátricos é escassa, e é comum que as informações sejam omitidas na tentativa de privar a criança de sofrimento ou na crença de que ela não compreende. A criança está em desenvolvimento cognitivo, porém com informações acessíveis e linguagem adequada é possível a incluir no repasse de informações acerca de seu quadro clínico e tratamento.

 

Objetivo(s)

Criar e validar uma ferramenta de psicoeducação destinada a pacientes pediátricos diagnosticados com leucemia.

 

Método(s)

A metodologia seguiu duas etapas: elaboração do material e validação através do método Delphi, que consiste em selecionar um grupo de especialistas em um mesmo tema e chegar ao consenso entre suas opiniões. Para avaliação foi composta uma amostra de 10 profissionais e 5 pacientes.

 

Resultado(s)

O material foi submetido a dois rounds de avaliação e foi validado após a concordância de 89,8% entre os profissionais participantes. A cartilha também foi aprovada pelas crianças que avaliaram, indicando linguagem acessível e interesse. O material final apresenta uma história contada por Caio, menino de 8 anos com Leucemia Linfoide Aguda e conta sobre sobre o câncer, células, sangue, leucemia e o tratamento.

 

Conclusão(ões)

A validação apontou fidedignidade das informações, compreensão e interesse do material pelo público alvo. A avaliação realizada por equipe multiprofissional contribuiu para correção e acréscimo de diferentes aspectos do tratamento. Os resultados indicam a relevância da cartilha como ferramenta de psicoeducação.

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Justificativa

O câncer é a principal causa de morte infanto-juvenil e as leucemias estão entre as neoplasias mais incidentes. A disponibilidade de informação sobre diagnóstico e tratamento para pacientes pediátricos é escassa, e é comum que as informações sejam omitidas na tentativa de privar a criança de sofrimento ou na crença de que ela não compreende. A criança está em desenvolvimento cognitivo, porém com informações acessíveis e linguagem adequada é possível a incluir no repasse de informações acerca de seu quadro clínico e tratamento.

 

Objetivo(s)

Criar e validar uma ferramenta de psicoeducação destinada a pacientes pediátricos diagnosticados com leucemia.

 

Método(s)

A metodologia seguiu duas etapas: elaboração do material e validação através do método Delphi, que consiste em selecionar um grupo de especialistas em um mesmo tema e chegar ao consenso entre suas opiniões. Para avaliação foi composta uma amostra de 10 profissionais e 5 pacientes.

 

Resultado(s)

O material foi submetido a dois rounds de avaliação e foi validado após a concordância de 89,8% entre os profissionais participantes. A cartilha também foi aprovada pelas crianças que avaliaram, indicando linguagem acessível e interesse. O material final apresenta uma história contada por Caio, menino de 8 anos com Leucemia Linfoide Aguda e conta sobre sobre o câncer, células, sangue, leucemia e o tratamento.

 

Conclusão(ões)

A validação apontou fidedignidade das informações, compreensão e interesse do material pelo público alvo. A avaliação realizada por equipe multiprofissional contribuiu para correção e acréscimo de diferentes aspectos do tratamento. Os resultados indicam a relevância da cartilha como ferramenta de psicoeducação.

Palavras-chave: --,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1346

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Trada, Luciani; Rauen, Camila Cardoso; "Elaboração e validação da cartilha ", p. 79-80 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1346

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