Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
CONGIC - Open Access.
Elementos da Arithmetica: análise de edições impressas em Lyon e São Paulo
Elements of Arithmetica: analysis of editions printed in Lyon and São Paulo
Souza, Beatriz Cividanes de Garcia ; Farias, Priscila Lena ;
CONGIC:
O artigo apresenta resultados de uma análise comparativa dos elementos tipográficos e de disposição textual de duas edições do livro didático Elementos da arithmetica curso primário, impressas pela Imprimerie Emmanuel Vitte (Lyon, França, 1913) e pela Tipografia Siqueira (São Paulo, Brasil, 1937). O método usado foi a comparação visual de páginas selecionadas, acompanhada por anotações sobre as imagens. Com essa análise foi possível identificar elementos gráficos utilizados por impressores paulistas, bem como dar subsídios para o entendimento da evolução da indústria tipográfica na cidade de São Paulo.
CONGIC:
This article presents the results of a comparative analysis of the typographic elements and textual layout of two editions of the textbook Elementos da arithmetica curso primário, printed by Imprimerie Emmanuel Vitte (Lyon, France, 1913) and by Tipografia Siqueira (São Paulo, Brazil, 1937). The method adopted was a visual comparison of selected pages, accompanied by annotations on the images. With this analysis, it was possible to identify graphic elements used by São Paulo city printers,, as well as to provide subsidies for understanding the evolution of the typographic industry in São Paulo city.
Palavras-chave: Tipografia, memória gráfica, cultura da impressão,
Palavras-chave: typography, graphics memory, print culture,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-128_648355
Referências bibliográficas
- [1] Barone, J. (2008). Livros didáticos de matemática da editora FTD no cenário brasileiro:. as primeiras décadas do século XX, 45. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2011/matematica/maio/dissertacao_jessica_barone.pdf
- [2] Camara, A. (2016). Um cenário de dias penosos: a entrada dos primeiros livros didáticos de matemática da congregação marista no Brasil. XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1870-1970), 11. https://xivseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2016/05/CAMARA_T2_vf.pdf
- [3] Farias, P. L. (2016). Estudos sobre tipografia: letras, memória gráfica e paisagens tipográficas. Tese de Livre-Docência, FAU USP. https://doi.org/10.11606/T.16.2017.tde-10032017-161946
- [4] Farias, P. L. (2022). Tipografia Paulistana: um protocolo de pesquisa. In: Anais da 4a. Jornada de Pesquisa LabVisual: procedimentos metodológicos, p. 48-53. São Paulo: FAU USP.
- [5] Farias, W. S. (2010). Sentidos da língua e do sujeito a ensinar-aprender no Brasil: o discurso da Coleção Novo Manual da Língua Portuguesa F.T.D. (1909-1943). 66 https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6495
- [6] Razzini, M. P. G. (2006). A produção didática da Tipografia Siqueira: caminhos de pesquisa. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Brasília, 2 http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/93651930601195823962278315147304600367.pdf
Como citar:
Souza, Beatriz Cividanes de Garcia; Farias, Priscila Lena; "Elementos da Arithmetica: análise de edições impressas em Lyon e São Paulo", p. 1827-1835 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-128_648355
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações