Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
Elicitação gráfica e a memorização de textos didáticos de medicina
Graphic elicitation and memorization of medical textbooks
KUPCZIK, Vanessa ; SPINILLO, Carla Galvão ;
Artigo:
O curso de medicina é considerado um dos mais difíceis e trabalhosos. Na sua forma pedagógica tradicional, exige-se do aluno uma alta memorização de conteúdos. Por conta disso, os discentes utilizam diversas formas de memorização como resumos, esquemas e desenhos. O objetivo desta pesquisa foi verificar o efeito da elicitação gráfica de um texto didático de medicina na memória de curto e de longo prazo dos alunos participantes. Isso foi possível por meio de um experimento que envolveu a leitura de um texto, sua representação e a elicitação gráfica. Os resultados indicam que a elicitação gráfica pode ser considerada um artefato cognitivo que pode contribuir para memorização e posterior recordação de textos didáticos de medicina.
Artigo:
The medical course is considered one of the most difficult and laborious. In its traditional pedagogical form, a high degree of memorization of contents is required from the student. Because of this, students use various forms of memorization such as summaries, schemes and drawings. The objective of this research was to verify the effect of graphic elicitation of a medical textbook on the short and long-term memory of the participating students. This was possible through an experiment that involved reading a text, its representation and graphic elicitation. The results indicate that graphic elicitation can be considered a cognitive artifact that can contribute to memorization and later recall of medical textbooks.
Palavras-chave: elicitação gráfica; curso de medicina; linguagem visual.,
Palavras-chave: graphic elicitation; medicine course; visual language.,
DOI: 10.5151/ped2022-4175280
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Como citar:
KUPCZIK, Vanessa; SPINILLO, Carla Galvão; "Elicitação gráfica e a memorização de textos didáticos de medicina", p. 3519-3540 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-4175280
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