Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

EM BUSCA DE MAIOR AUTONOMIA AOS DEFICIENTES VISUAIS ATRAVÉS DE UM IDENTIFICADOR DE CORES COM AUDIODESCRIÇÃO

IN SEARCH OF GREATER AUTONOMY FOR THE VISUALLY IMPAIRED THROUGH A COLOR IDENTIFIER WITH AUDIODESCRIPTION

Valle, Adhemar Maria do ; Batista, Claudia Regina ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta um projeto onde se aplica recursos da tecnologia para contribuir com a inclusão e autonomia das pessoas com deficiência visual. Neste projeto está sendo desenvolvido um aparelho portátil que faz a leitura das cores para os deficientes visuais, ou seja, é feita a identificação da cor em uma determinada superfície e emitida uma audiodescrição para informar a cor.

Artigo Completo:

This article presents a project that applies technology resources to contribute to the inclusion and autonomy of people with visual impairment. In this project is being developed a portable device that makes reading the colors for the visually impaired, that is, the color is identified on a given surface and an audiodescription is issued to inform the color.

Palavras-chave: deficientes visuais, identificador de cores, acessibilidade,

Palavras-chave: visually impaired, color identifier, accessibility,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0263

Referências bibliográficas
  • [1] ACESSIBILIDADE BRASIL. Bengala eletrônica sinaliza obstáculos para o deficiente visual. Disponível em http://www.acessibilidadebrasil.org.br/joomla/noticias/548-bengala-eletronica-sinaliza-obstaculospara-o-deficiente-visual, acesso em 10/01/2017.
  • [2] ACIEM, T. M; MAZZOTTA, M. J. S. Autonomia pessoal e social de pessoas com deficiência visual após reabilitação. Revista Brasileira de Oftalmologia, v.72, n. 4, Rio de Janeiro, July/Aug. 2013. Disponível online em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802013000400011, acesso em 15/01/2017.
  • [3] ADAFRUIT. Adafruit Wave shield for Arduino, Disponível online em https://www.adafruit.com/products/94, acesso em 05/06/2016.
  • [4] AHLAWAT, NISHANT, ASHU GAUTAM, AND NIDHI SHARMA. Use of logic gates to make edge avoider robot. International Journal of Information & Computation Technology , v.4, Issue 6; p. 630, April 201
  • [5] ALMEIDA, R. M; MORAES, C. H. V; SERAPHIM, T. F. P. Programação de Sistemas Embarcados: Desenvolvendo software para microcontroladores em linguagem C. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
  • [6] AMPUDIA, R. O que é deficiência visual? 2011. In: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/270/deficienciavisual- inclusao, acesso em 10/01/2017.
  • [7] ARDUINO. What is arduino? Disponível em https://www.arduino.cc/en/Guide/Introduction,acesso em 10/01/201
  • [8] BESSA, O. F. M. A agradabilidade do espaço urbano construído da cidade de Alfenas (MG): uma abordagem ergonômica. Rio de Janeiro: PUCRio, 2001.
  • [9] BISCHOFF, A. R; HOFFMANN, L. T; LUNKES, L. Deficiência Visual. In: CAMARGO, N. F; GONZALEZ, S. J. Desporto adaptado portadores de deficiência: natação. Porto Alegre: UFRGS, INDESP, 1996.
  • [10] BRASIL. Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com Deficiência. Brasília: Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2012.
  • [11] BRASIL. Manual de Orientação e Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência. Brasília: Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2014.
  • [12] CULLEN, G. Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70, 1996.
  • [13] EDWARDS, S. LAVAGNO, L. LEE, E.A. SANGIOVANNI-VINCENTELLI, A. Design of embedded systems: formal models, validation, and synthesis. Proceedings of the IEEE, California Univ., Berkeley, CA, Mar 1997.
  • [14] DOSVOX. Projeto DOSVOX. Disponível em http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/, acesso em 10/01/2017.
  • [15] FREEDOM SCIENTIFIC. JAWS Headquarters. Disponível em http://www.freedomscientific.com/JAWSHQ/JAWSHeadquarters01, acesso em 10/01/2017.
  • [16] Fundação Dorina Nowill para Cegos. O que é deficiência? Disponível em https://www.fundacaodorina.org.br/afundacao/deficiencia-visual/o-que-e-deficiencia/ acesso em 10/01/17.
  • [17] INCLUSIVA DIGITAL. Medidor de Nível para Líquidos Portátil. Disponível em http://www.inclusivadigital.com.br/item/medidorde-n%EDvel-para-l%EDquidos-port%E1til.html, acesso em 10/01/
  • [18] INSTITUTO DIGITAL. Módulo sensor de reconhecimento de cor TCS230. Disponível em http://www.institutodigital.com.br/pd-182e61-modulo-sensor-de-reconhecimento-de-cortcs230.html, acesso em 12/09/16.
  • [19] MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por que? Como fazer? São Paulo: Summus Editorial, 2015.
  • [20] MOLINA, L. Posso ensinar cores a uma pessoa cega? In: Guia Inclusivo, 2013. Disponível em http://www.guiainclusivo.com.br/2013/09/possoensinar-cores-uma-pessoa-cega/, acesso em 07/12/16.
  • [21] PEDROSA, I. Da cor à cor inexistente. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Ed. Universidade de Brasília, 1982.
  • [22] PORTAL BRASIL. Tecnologia com sons ajuda cegos a perceberem objetos. In: Ciência e Tecnologia, 29/02/2016. Disponível em http://www.brasil.gov.br/ciencia-etecnologia/
  • [23] 2016/02/tecnologia-com-sons-ajudacegos-a-perceberem-objetos, acesso em 07/12/16.
  • [24] TAOS. TCS230 programmable color light-tofrequency converter. Disponível em
  • [25] www.pobot.org/IMG/pdf/tcs230_datasheet.pdf, acesso em 14/07/2016.
  • [26] WERNECK, Claudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. 2ª. ed., Rio de Janeiro: WVA, 2000. p. 52.
  • [27] World Health Organization. World report on disability 2011. Geneva: WHO Press, 2011.
Como citar:

Valle, Adhemar Maria do; Batista, Claudia Regina; "EM BUSCA DE MAIOR AUTONOMIA AOS DEFICIENTES VISUAIS ATRAVÉS DE UM IDENTIFICADOR DE CORES COM AUDIODESCRIÇÃO", p. 2505-2513 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0263

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações