Setembro 2022 vol. 9 num. 2 - XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo - Open Access.
Emissões em Tráfego Real e de Bancada de Motor Euro VI Usando Diferentes Misturas de Renováveis no Óleo Diesel
Real Driving and Bench Emissions From Euro VI Engine Using Different Blends of Renewables and Diesel Fuel
BASTOS, GUILHERME ; OLIVEIRA, HELINEIA ; FIGUEIREDO, MÁRCIA ; CAVALCANTE, TADEU ; MANOEL, JAMES ; ASSUMPÇÃO, MAURÍCIO ; SILVA, BRUNO ;
Artigo:
Em Janeiro/2022, entrou em vigor no Brasil o Proconve P8, equivalente ao EURO VI, incluindo medições em tráfego real e novos ciclos em motor para homologação de emissões de veículos pesados. Não há muitos trabalhos mostrando emissões de motores EURO VI usando elevados teores de renováveis. Para motores até EURO V, algumas publicações alegam que um aumento do biodiesel de base éster no óleo diesel poderia reduzir emissões de material particulado (MP), contribuindo na melhoria da qualidade do ar. Há publicações relatando aumento nas emissões de NOx com uso do biodiesel de base éster. Este artigo mostra resultados de emissões em tráfego real de um caminhão EURO VI e emissões em bancada de um motor EURO VI, utilizando diferentes teores de biodiesel de base éster e HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) no diesel S10 brasileiro, sem considerar efeitos na durabilidade dos sistemas de pós-tratamento. Um óleo diesel B7 europeu de homologação de emissões foi usado como referência. Os resultados mostraram não haver diferenças estatisticamente significativas entre os combustíveis, para MP e demais poluentes regulados, sugerindo que, no veículo e motor EURO VI testados, as emissões são mais influenciadas pelas tecnologias do motor e sistema de pós-tratamento do que pelo combustível.
Artigo:
As for January/2022, came into force in Brazil the Proconve P8 emission limits, equivalent to EURO VI, that includes Real Driving Emissions (RDE) and new engine test cycles for heavy duty emission homologation. There are not many papers with emission results of EURO VI engines using high content of renewables. For engines till EURO V, some publications state that an increase of FAME (Fatty Acid Methyl Ester) in commercial diesel could reduce PM (Particulate Matter) emissions, contributing to air quality improvement. On the other hand, there are works indicating NOx emission increase with the use of FAME. This paper shows RDE results of a EURO VI truck and bench emission results of a EURO VI engine, using different fuel blends of FAME, HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) and Brazilian S10 diesel, without considering fuel effects on the durability of the aftertreatment systems. A European B7 emission homologation fuel was used as reference fuel. Results showed no statistical difference for PM and the other regulated pollutants, suggesting that for the EURO VI vehicle and engine tested, the emissions are more influenced by the engine and aftertreatment system technology than the fuel/biofuel blends.
Palavras-chave: -,
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DOI: 10.5151/simea2022-PAP36
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Como citar:
BASTOS, GUILHERME; OLIVEIRA, HELINEIA; FIGUEIREDO, MÁRCIA; CAVALCANTE, TADEU; MANOEL, JAMES; ASSUMPÇÃO, MAURÍCIO; SILVA, BRUNO; "Emissões em Tráfego Real e de Bancada de Motor Euro VI Usando Diferentes Misturas de Renováveis no Óleo Diesel", p. 211-219 . In: Anais do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva .
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2022-PAP36
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