Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ENSINO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UM PROJETO DE ROTA ACESSÍVEL COM USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS

EDUCATION, ACCESSIBILITY AND INCLUSION: AN ACCESSIBLE ROUTE PROJECT USING ASSISTIVE TECHNOLOGY FOR THE INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Pereira, Mauricio José Ramos ; Uchôa, Silvia Beatriz Beger ; Souza, José Edmundo Accioly ;

Artigo:

Esse artigo tem como objeto de estudo o projeto de rota acessível produzido para o campus do Ifal em Palmeira dos Índios, Alagoas. Seu objetivo é analisar o processo de construção do projeto arquitetônico de rota acessível para a referida escola, partindo dos conceitos básicos e análise das normas e legislação sobre o tema. Para tanto analisou-se a elaboração de um laudo de acessibilidade e de uma solução projetual da rota acessível, indicando o uso de elementos de Tecnologia Assistiva. Tendo em vista a ineficiência de rotas acessíveis existentes e o descumprimento de normas e leis levando a total ausência de acessibilidade em muitos locais do campus os resultados apontam para a urgência da implementação do projeto para viabilizar a acessibilidade para todas as pessoas.

Artigo:

This article has as its object of study the accessible route project produced for the Ifal campus in Palmeira dos Índios, Alagoas. Its objective is to analyze the process of construction of the architectural project of the accessible route for the referred school, starting from the basic concepts and analysis of the norms and legislation on the subject. Therefore, the elaboration of an accessibility report and a design solution for the accessible route were analyzed, indicating the use of Assistive Technology elements. In view of the inefficiency of existing accessible routes and the failure to comply with rules and laws, leading to a total lack of accessibility in many places on the campus, the results point to the urgency of implementing the project to make accessibility possible for all people.

Palavras-chave: Acessibilidade, Rota Acessível, Tecnologia Assistiva,

Palavras-chave: Accessibility, Accessible Route, Assistive Technology,

DOI: 10.5151/eneac2022-031

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16537 - Acessibilidade -
  • [2] Sinalização tátil no piso - Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. Rio de Janeiro, p.
  • [3] 52. 2016.
  • [4] ______. NBR 9050:2020 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos
  • [5] urbanos. 4a ed. Rio de Janeiro, p. 161. 2020.
  • [6] BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
  • [7] Disponível em: . Acesso em:
  • [8] 1 jan. 2021.
  • [9] ______. Portal do Ministério da Educação. Disponível em: .
  • [10] CUNHA, M. V. P. DE O.; GOMES, E. G. S.; FERNANDES, J. C. F. DE A. A relação entre o
  • [11] ambiente e o usuário – O mapa comportamental como instrumento de definição de rota
  • [12] acessível. Ergonomia e Acessibilidade, n. 1, p. 23–32, 2019.
  • [13] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010:
  • [14] Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE,
  • [15] 2010. p. 1-2
  • [16] INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS. PDI IFAL_2019/2023. Maceió: IFAL, 2019. p. 1-237.
  • [17] Disponível em:
  • [18] MELO, F.; SANTOS, M.; FERREIRA, D. O NAPNE como alternativa de promoção da
  • [19] inclusão. ENAEDI, Maceió. Anais. Maceió: UFAL, 2017. p. 1-5.
  • [20] PEREIRA, M. J. R. TECNOLOGIAS PARA ROTAS ACESSÍVEIS EM INSTITUIÇÕES DE
  • [21] ENSINO EM ALAGOAS. 20 123 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional de
  • [22] Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Para Inovação - PROFNIT) –
  • [23] Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
  • [24] RONCHETTI, E. Curso de ACESSIBILIDADE APLICADA - Vol.01, 2019. Disponível em:
  • [25]
  • [26] SILVEIRA, P. R. G. DA. Laudo De Acessibilidade: Questões Técnicas e Metodologia de
  • [27] Projeto. ENAC, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 439–450.
Como citar:

Pereira, Mauricio José Ramos; Uchôa, Silvia Beatriz Beger; Souza, José Edmundo Accioly; "ENSINO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UM PROJETO DE ROTA ACESSÍVEL COM USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS", p. 462-482 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-031

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações