Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
artigo - Open Access.
Ensino da fotografia no âmbito da educação superior em Design: uma revisão sistemática de literatura
Photography education in Design higher education courses: a systematic literature review
AMARAL, Ana Leticia Oliveira do ; GONÇALVES, Berenice Santos ; GITIRANA, Marcelo ;
artigo:
A fotografia tem uma utilização fundamental e extensiva no estudo de diversas áreas do conhecimento, possui uma estreita relação com as atividades do Design e constitui-se primordial à produção cultural contemporânea. Nesse sentido, o ensino da fotografia requer uma inovação constante para manter a sua relevância, visto que dificilmente, técnicas convencionais de ensino, envolvam as gerações que já cresceram em uma era digital. Diante disso, este estudo se propôs a identificar e analisar pesquisas sobre o ensino da fotografia no contexto de ensino superior. Para tanto, adotou-se como método uma revisão sistemática de literatura, que permite sintetizar o conhecimento disponível sobre um determinado assunto e direcioná-lo. A partir dos resultados alcançados nesse processo, são apresentados os principais apontamentos encontrados. Ao final, fica evidente que o reduzido número de publicações envolvendo preocupações com os processos de ensino da fotografia indicam uma necessidade de ampliação de pesquisas com essa temática.
artigo:
Photography has a fundamental and extensive use in the study of several areas of knowledge, has a close relationship with the activities of Design and is essential to contemporary cultural production. In this sense, the teaching of photography requires constant innovation to maintain its relevance, since conventional teaching techniques hardly involve the generations that have already grown up in a digital age. Therefore, this study aimed to identify and analyze research on the teaching of photography in the context of higher education. For that, a systematic literature review was adopted as a method, which allows synthesizing the available knowledge about a given subject and direct it. From the results achieved in this process, the main notes are presented. In the end, it is evident that the reduced number of publications involving preoccupations with the teaching processes of the photography indicate a need to expand research on this subject.
Palavras-chave: ensino da fotografia; ensino superior; blended learning e revisão sistemática,
Palavras-chave: photographic education; higher education; blended learning and systematic review,
DOI: 10.5151/ped2018-2.3_ACO_08
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
AMARAL, Ana Leticia Oliveira do; GONÇALVES, Berenice Santos; GITIRANA, Marcelo; "Ensino da fotografia no âmbito da educação superior em Design: uma revisão sistemática de literatura", p. 1061-1074 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-2.3_ACO_08
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações