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ENSINO DE CALIGRAFIA CANÔNICA NO BRASIL: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO E TÉCNICAS UTILIZADAS EM CURSOS INTRODUTÓRIOS

Novais, Carlos Eduardo Brito ; Miranda, Eva Rolim ;

Resumo:

A caligrafia canônica no Brasil, apesar de seu uso e reconhecimento crescentes, tem seu ensino quase sempre ligado a pequenos cursos que acabam por não propiciar um debate sobre técnicas e materiais utilizados, especialmente para pessoas iniciantes do assunto. O presente trabalho lançou um olhar exploratório sobre o campo, buscando compreender como são confeccionados os materiais didáticos e quais recursos e informações são ali inseridos. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa através de questionários online, tendo como público-alvo professores de caligrafia canônica. Os resultados demonstram que não existe uma base única a ser utilizada e que existe uma lacuna para o desenvolvimento de pesquisas e produtos que auxiliem professores da área.

Artigo selecionado para publicação na Revista Educação Gráfica (http://www.educacaografica.inf.br/) — Disponível em breve

Resumo:

Palavras-chave: Caligrafia; material didático; sequências pictóricas de procedimentos.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0225

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Como citar:

Novais, Carlos Eduardo Brito; Miranda, Eva Rolim; "ENSINO DE CALIGRAFIA CANÔNICA NO BRASIL: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO E TÉCNICAS UTILIZADAS EM CURSOS INTRODUTÓRIOS", p. 2631-2641 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0225

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