ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ENSINO DE DESIGN UNIVERSAL: ESTRATÉGIAS APLICADAS POR AÇÕES DO PROJETO ACESSA MAIS

ENSINO DE DESIGN UNIVERSAL: ESTRATÉGIAS APLICADAS POR AÇÕES DO PROJETO ACESSA MAIS

MAROSTEGA, Valéria Rolim ; DE CARLI, Taíse ; DE PARIS, Sabine ; PASA, Mariana ; DILL, Fernanda ; RIGHI, Angela Weber ; DORNELES, Vanessa Goulart ;

ARTIGO COMPLETO:

"O ensino de Design Universal nos cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo deve abordar as principais questões que envolvem os diferentes tipos de usuários no uso e acesso aos espaços físicos, aproximando aspectos teóricos e práticos em sala de aula. O projeto de ensino Acessa Mais utiliza revisão bibliográfica, estratégias didáticas, desenvolvimento de material didático e publicações para promover ações que integrem alunos de diferentes cursos. As ações divididas entre vivência simulada, cine e caça às barreiras o projeto compartilha a temática e sensibiliza os futuros profissionais do ambiente construído."

ARTIGO COMPLETO:

"Teaching Universal Design in Engineering and Architecture courses must address the main issues involving different types of users in accessing physical spaces, incorporating both theoretical and practical aspects in classroom. The 'Acessa Mais' teaching project employs bibliographic reviews, teaching strategies, development of educational materials, and publications to promote initiatives that integrate students from diverse courses. Through activities such as simulated experiences, film screenings, and barrier identification exercises, the project aims to raise awareness among future professionals in the built environment, fostering understanding and engagement with the theme."

Palavras-chave: Design Universal; Acessibilidade; Ensino,

Palavras-chave: Universal Design; Accessibility; Education,

DOI: 10.5151/eneac2024-830217

Referências bibliográficas
  • [1] "BAPTISTA, A. Argumentos, estratégias e técnicas no ensino do Desenho Universal em cursos de
  • [2] Arquitetura e Urbanismo. In: IV Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído/V Seminário
  • [3] Brasileiro De Acessibilidade Integral. Anais... Florianópolis, 201
  • [4] BERNARDI, N. A aplicação do conceito do desenho universal no ensino de arquitetura: o uso de
  • [5] mapa tátil como leitura de projeto. 2007. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado) - Curso de
  • [6] Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas,
  • [7] Campinas, 200
  • [8] BRASIL, Lei no 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com
  • [9] Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
  • [10] CNE/CES. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução no 1, de 26 de
  • [11] março de 2021.
  • [12] COSTA, A. D. L.; DANTAS, A. G. Reflexões sobre o ensino do design universal na arquitetura, sob a
  • [13] ótica docente. In: IX Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído (ENEAC), 2022, Santa
  • [14] Maria. Anais eletrônicos [...] São Paulo: Blucher Design Proceedings, 2022. Disponível em:
  • [15] https://www.proceedings.blucher.com.br/article-list/eneac2022-378/list/#articles. Acesso em: 11 de mar
  • [16] de 2024.
  • [17] DORNELES, V. G. Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em
  • [18] arquitetura e urbanismo. Tese de doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de
  • [19] Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
  • [20] ERGENOGLU, A. S. Universal design teaching in architectural education. Procedia-Social and
  • [21] Behavioral Sciences, v. 174, p. 1397-1403, 2015.
  • [22] GEIA, M. L. Inclusão de parâmetros de desenho universal em arquitetura e urbanismo: análise
  • [23] iconográfica de cartilhas de acessibilidade, ergonomia e inclusão. 2020. Tese de Doutorado. Tese
  • [24] (Doutorado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Estadual
  • [25] de Campinas, Campinas, 2020.
  • [26] GOLDSMITH, S. Universal Design: a manual of practical guidance for architects. Nova Iorque:
  • [27] Architectural Press, 2000.
  • [28] IWARSSON, S.; STAHL, A. Accessibility, usability and universal design—positioning and definition of
  • [29] concepts describing person-environment relationships. Disability and rehabilitation, v. 25, n. 2, p. 57-
  • [30] 66, 2003.
  • [31] STEINFELD, E. The space of accessibility and universal design. In: Lid, I. M.; Steinfeld, E; Rembis, M.
  • [32] (Org.) Rethinking Disability and Human Rights: Participation, Equality and Citizenship. Londres:
  • [33] Routledge, 2023. Cap. 6."
Como citar:

MAROSTEGA, Valéria Rolim; DE CARLI, Taíse; DE PARIS, Sabine; PASA, Mariana; DILL, Fernanda; RIGHI, Angela Weber; DORNELES, Vanessa Goulart; "ENSINO DE DESIGN UNIVERSAL: ESTRATÉGIAS APLICADAS POR AÇÕES DO PROJETO ACESSA MAIS", p. 778-789 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-830217

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações