Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ensino do design nas escolas técnicas profissionalizantes

Design education in professional schools

SOARES, Rodrigo Venturini ; COSTA, Eduardo Augusto ;

Article:

O projeto de pesquisa compreende análise crítica da educação em design nas escolas profissionalizantes sobretudo no Curso Técnico em Artes Gráficas da Escola Senai “Theobaldo De Nigris” iniciado em 1971, tendo como objeto de interesse: sua matriz curricular em relação ao ensino do design, o desenvolvimento das aulas da especialização em Produção Visual Gráfica e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A questão central a ser enfrentada nesta pesquisa é a análise crítica da educação em design nas escolas profissionalizantes, por se entender que há lacunas no campo do conhecimento sobre esse assunto, principalmente quando se comparado com a quantidade de pesquisas apresentadas sobre a história do ensino do design na educação superior. Os objetivos do projeto buscam identificar, por meio de um estudo qualitativo histórico de reconhecimento do ensino de design gráfico nas escolas profissionalizantes, aspectos notáveis em termos da criação curso de técnico em artes gráficas da escola Senai Theobaldo De Nigris e sua especialização em produção visual gráfica, na década de 70. Bem como a análise da matriz curricular do curso técnico e da especialização em produção visual gráfica; estrutura e abordagens pedagógicas desenvolvidas no curso; perfil dos professores; projetos gráficos desenvolvidos pelos alunos; comparação entre o ensino do design realizado nas universidades e o ensino desenvolvido na especialização em produção visual gráfica do curso técnico nesse período; campo de atuação dos alunos formados pelo curso e seu papel no cenário do design paulistano/brasileiro, com base em pesquisas documentais, bibliográficas e, sobretudo, orais junto a personagens que atuaram como docentes e ex-alunos do curso, durante esse período. A pesquisa está no seu estágio de levantamento de dados e busca por fontes primárias que auxiliarão a responder à questão central do estudo. Os métodos de pesquisa que a serem utilizados para que se alcancem os objetivos propostos serão realizados por meio de livros, artigos acadêmicos e material documental coletado nos acervos dos Senai-SP e no da Escola Senai Theobaldo de Nigris, sendo eles confrontados com as entrevistas que serão realizadas com ex-professores e ex-alunos que ali se formaram. Os desafios da pesquisa está em localizar as documentações necessárias para a pesquisa e a busca por ex-alunos que estudaram na escola nos anos iniciais da sua abertura. Como o pesquisador atua como professor na instituição que é o objeto de pesquisa, isto facilita o acesso a documentos que estão armazenados na escola.

Article:

The research project consists of a critical examination of design education in professional schools, specially in the Technical Course in Graphic Arts at the Senai “Theobaldo De Nigris” School, with the following objectives in mind: its syllabus in relation to design teaching, the development of specialization classes in visual graphic production, and the students' teaching and learning process. The primary issue to be addressed in this research is the critical analysis of design education in professional schools, given the recognition that there are gaps in the field of knowledge on this subject, particularly when compared to the amount of research presented on the history of design teaching in higher education. The project's goals are to identify, through a historical qualitative study of recognition of graphic design teaching in professional schools, notable aspects in terms of the creation of the technical course in graphic arts at the Senai Theobaldo De Nigris school and its specialization in visual graphic production in the 1970s. As well as the analysis of the syllabus of the technical course and specialization in visual graphic production; structure and pedagogical approaches developed in the course; profile of teachers; graphic projects developed by students; comparison between the teaching of design carried out in universities and the teaching developed in the specialization in visual graphic production of the technical course during this period; activity field of students trained in the course and their role in the São Paulo/Brazilian design scene, based on documentary, bibliographical, and, above all, oral research with characters who worked as teachers and former students of the course during this period. The research is at the data collecting stage and is looking for primary sources to assist answer the study's core question. The research methods that will be used to achieve the proposed objectives will be conducted through books, academic articles, and documentary material collected in the collections of Senai-SP and the Senai Theobaldo de Nigris School, which will be compared with interviews that will be held with teachers and former students who graduated there. The challenges of the research are locating the appropriate documentation for the study and hunting for previous students who attended the institution during its early years of operation. Because the researcher serves as a teacher at the institution under investigation, access to papers housed at the school is facilitated.

Palavras-chave: ensino profissionalizante, design; Senai, Técnico em Artes Gráficas, Produção Visual Gráfica,

Palavras-chave: professional education, design, Senai, Graphic Arts Technician, Visual Graphic Production,

DOI: 10.5151/7spdesign-045

Referências bibliográficas
  • [1] " BARROS, Álvaro Paes de. O Liceu de Artes e Ofícios e seu fundador. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico IBGE, 1956.
  • [2] CARVALHO, Ana Paula Coelho de Carvalho. O ensino paulistano de design A formação das escolas pioneiras Origens, contextos e relações. São Paulo, Blucher. 2015.
  • [3] FONSECA, Celso Suckow da. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: SENAI/DN, 1986. 5 v.
  • [4] LEON, Ethel. IAC Instituto de Arte Contemporânea: Escola de Desenho Industrial do MASP (1951-1953): Primeiros estudos. Tese (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, 2006.
  • [5] SOARES, Rodrigo Venturini; ""O curso Técnico em Artes Gráficas e sua especialização em Produção Visual Gráfica"", p. 1044-1064 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022."
Como citar:

SOARES, Rodrigo Venturini; COSTA, Eduardo Augusto; "Ensino do design nas escolas técnicas profissionalizantes ", p. 197-200 . In: Anais do 7º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7spdesign-045

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações