Resumo - Open Access.

Idioma principal

Ensino superior em design de moda: parâmetros para uma educação transformadora

LIMA, V. F. T. ;

Resumo:

A condição de insustentabilidade é característica de nosso cenário contemporâneo, e sua alteração pressupõe que o design, que cumpre importante papel entre a produção e o consumo de objetos, tenha sua finalidade e prática substancialmente alteradas. No que diz respeito a um cenário insustentável, atualmente é possível reconhecer na indústria da moda uma parcela significativa de responsabilidade, de maneira que uma alteração na finalidade e prática específicas do design de moda é fundamental. Nesse contexto, o ensino exerce considerável papel na formação do profissional – que atuará, especificamente neste caso, junto à indústria da moda. Considerando que é elevada a quantidade de cursos superiores em moda no Brasil – cerca de 154 cursos de graduação, dos quais aproximadamente 34 são cursos de bacharelado em design de moda –, o ensino configura-se como um relevante campo de estudo e ação. Dessa maneira, como pensar o ensino superior em design de moda em uma perspectiva transformadora no que diz respeito a insustentabilidade? Assim, a presente pesquisa objetiva investigar a abordagem da sustentabilidade no ensino superior em design de moda visando propor parâmetros para abordagens que proporcionem aos alunos uma formação crítica e ativa. Os resultados obtidos a partir dos dados coletados junto a documentos, alunos (as) e professores (as) de bacharelados em Design de Moda de três instituições de ensino superior articulam-se sob a ótica da pedagogia crítica. Esta abordagem pedagógica, por sua vez, é respaldada pelos resultados obtidos a partir dos dados coletados junto a diferentes professoras e pesquisadoras atuantes no campo.

Resumo:

Palavras-chave: design de moda; design; insustentabilidade; ensino; pedagogia crítica,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/spddesign-0020

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

LIMA, V. F. T.; "Ensino superior em design de moda: parâmetros para uma educação transformadora", p. 3-4 . In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/spddesign-0020

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações