Novembro 2023 vol. 12 num. 6 - 10º MXRio Design Conference 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Envelhe(ser): o design emocional e social como meio para refletir o envelhecimento feminino

Age(being): emotional and social design as means to reflect female aging

Amaral, Julia ; Damazio, Vera ;

Artigo:

Este artigo trata de projeto focado no envelhecimento feminino e concebido sob a abordagem do design social e do design emocional. Envelhe(ser): mulheres, trajetórias e vivências é uma exposição interativa e um convite para a reflexão e reconhecimento do envelhecimento feminino como uma questão social e política. Devido aos avanços na medicina e tecnologia e a diminuição de nascimentos, há um forte movimento de crescimento da população idosa mundial (UNFPA, 2021). No entanto, as políticas públicas e a atenção a esse grupo não parecem estar crescendo no mesmo ritmo. O envelhecimento das mulheres em especial carrega frutos de uma construção social pautada no etarismo e machismo como distorções e estereótipos desproporcionais quando comparados ao envelhecimento masculino. Isso exposto, a proposta da exposição Envelhe(ser) é dar a conhecer os sentimentos de muitas mulheres depois dos 50 anos por meio da expressão artística e, consequentemente, favorecer mudanças desse cenário. Assim sendo, este artigo traz reflexões acerca de importantes questões que abarcam o envelhecimento feminino, apresenta o funcionamento e a experiência do projeto de exposição em foco e, também, as contribuições que o design e a arte podem desempenhar.

Artigo:

This article deals with a project focused on female aging and conceived under the approach of social design and emotional design. Ag(being): women, trajectories and experiences is an interactive exhibition and an invitation to reflect on and recognize female aging as a social and political issue. Due to advances in medicine and technology and the decrease in births, there is a strong growth movement in the world elderly population (UNFPA, 2021). However, public policies and attention to this group do not seem to be growing at the same pace. The aging of women in particular bears the fruits of a social construction based on ageism and sexism as disproportionate distortions and stereotypes when compared to male aging. With that said, the purpose of the Ag(being) exhibition is to make known the feelings of many women after the age of 50 through artistic expression and, consequently, to favour changes in this scenario. Therefore, this article brings reflections on important issues that encompass female aging, presents the operation and experience of the exhibition project in focus, and also the contributions that design and art can play.

Palavras-chave: "design emocional, design social, design de exposição, envelhecimento feminino, etarismo.",

Palavras-chave: Emotional Design, Social Design, Exhibition Design, Female Aging, Ageism,

DOI: 10.5151/mxriodc2023-024

Referências bibliográficas
  • [1] "BEAUVOIR, S. (1990). A velhice. Porto Alegre, RS: Autografia.
  • [2] BEAUVOIR, S. (2008). O segundo sexo. São Paulo, SP: Nova Fronteira.
  • [3] BRUISMA, M. (1995). We do not need new forms, we need a new mentality. Alden-Biesen, Bélgica: Industrial Design Educational Meeting.
  • [4] COUTO, R., & DAMAZIO, V. (2015). Social Design. In: C. Edwards, H. Atkinson, D. Bhagat, S. Kettley, & D. a.-M. Raizman, Bloomsbury Encyclopedia of Design. Londres, Reino Unido.
  • [5] DAMAZIO, V., & TONETTO, L. M. (2022). Design emocional e design para o bem-estar: marcos, referências e apontamentos. Estudos em design, 30(1), 156-170. Recuperado de: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/1391
  • [6] DEBERT, G. G. (2004). A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo, SP: Edusp.
  • [7] GARNER, D. J. (1999). Fundamentals and Feminist Gerontology. Londres, Reino Unido: DSW.
  • [8] FEDERICI, S. (2019). Calibã e a bruxa. Rio de Janeiro, RJ: Editora Elefante.
  • [9] FRASCARA, J. (2022). Revisiting “Graphic Design: Fine Art or Social Science?” — The Question of Quality in Communication Design. Design, Economics, and Innovation, 8(2), 270-288.
  • [10] FRIEDAN, B. (2020). A mística feminina. São Paulo, SP: Rosa dos Tempos.
  • [11] GOLDENBERG, M. (2021). A invenção de uma bela velhice: projetos de vida e a busca da felicidade. Rio de Janeiro, RJ: Record.
  • [12] OPAS. (2022). Relatório Mundial sobre o Idadismo. Washington, D.C, EUA.: Organização Pan-Americana da Saúde. Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. Recuperado de: http://iris.paho.org.
  • [13] RAY, R. E. (1996). A Postmodern Perspective on Feminist Gerontology. Londres, Inglaterra: The Gerontologist, 26(5), 674-680. Recuperado de: https://doi.org/10.1093/geront/36.5.674.
  • [14] SHAFIK, M. (2021). Cuidar Uns dos Outros: Um Novo contrato Social. Rio de Janeiro, RJ: Intrínseca.
  • [15] SIMON, H. (1981). As Ciências do Artificial. São Paulo, SP: Almedina.
  • [16] UNITED NATIONS POPULATION FUND (UNFPA) & HelpAge International (London). (2012). Ageing in the Twenty-First Century. Nova Iorque, EUA. Recuperado de: https://www.unfpa.org/publications/ageing-twenty-first-century.
  • [17] WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). (2021). Global report on ageism. Genebra, Suíça: WHO. Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO."
Como citar:

Amaral, Julia; Damazio, Vera; "Envelhe(ser): o design emocional e social como meio para refletir o envelhecimento feminino", p. 331-339 . In: 10º MXRio Design Conference 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/mxriodc2023-024

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações