Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ENVOLVIMENTO DO CLIENTE E GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS INOVADORES: PERCEPÇÕES DE GESTORES DE PROJETOS EM AMBIENTE DE FÁBRICAS DE SOFTWARE

ENVOLVIMENTO DO CLIENTE E GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS INOVADORES: PERCEPÇÕES DE GESTORES DE PROJETOS EM AMBIENTE DE FÁBRICAS DE SOFTWARE

Paes, Ana Carolina dos Santos ; Bagno, Raoni Barros ;

Artigo:

Nas últimas décadas, novas abordagens de gerenciamento de projetos têm se consolidado, como os métodos chamados “ágeis”, que estão se difundindo rapidamente no contexto de desenvolvimento de software. Embora suas vantagens estejam em evidência, existem desafios sobre o envolvimento do cliente neste tipo de projeto. No caso de projetos realizados com clientes atraídos mais recentemente de setores considerados tradicionais (por exemplo, advogados), a aplicação de métodos ágeis pode gerar conflitos relacionados aos pressupostos típicos destes métodos sobre o papel e o comportamento do cliente. Com base nessas questões, este artigo tem como objetivo identificar a percepção dos gestores de projetos de fábricas de software a respeito de como estes novos clientes lidam com a gestão ágil. Para isso, foram realizadas entrevistas com três gestores do setor de tecnologia da informação. Como resultado, foram identificadas dificuldades centrais por parte de clientes desses gestores para aderir aos métodos ágeis, além de cinco estratégias usadas pelos gestores para lidar com tais dificuldades.

Artigo:

Nas últimas décadas, novas abordagens de gerenciamento de projetos têm se consolidado, como os métodos chamados “ágeis”, que estão se difundindo rapidamente no contexto de desenvolvimento de software. Embora suas vantagens estejam em evidência, existem desafios sobre o envolvimento do cliente neste tipo de projeto. No caso de projetos realizados com clientes atraídos mais recentemente de setores considerados tradicionais (por exemplo, advogados), a aplicação de métodos ágeis pode gerar conflitos relacionados aos pressupostos típicos destes métodos sobre o papel e o comportamento do cliente. Com base nessas questões, este artigo tem como objetivo identificar a percepção dos gestores de projetos de fábricas de software a respeito de como estes novos clientes lidam com a gestão ágil. Para isso, foram realizadas entrevistas com três gestores do setor de tecnologia da informação. Como resultado, foram identificadas dificuldades centrais por parte de clientes desses gestores para aderir aos métodos ágeis, além de cinco estratégias usadas pelos gestores para lidar com tais dificuldades.

Palavras-chave: métodos ágeis; envolvimento do cliente; colaboração do cliente; gestão de projetos; desenvolvimento de software,

Palavras-chave: métodos ágeis; envolvimento do cliente; colaboração do cliente; gestão de projetos; desenvolvimento de software,

DOI: 10.5151/cbgdp2021-3058

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

Paes, Ana Carolina dos Santos; Bagno, Raoni Barros; "ENVOLVIMENTO DO CLIENTE E GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS INOVADORES: PERCEPÇÕES DE GESTORES DE PROJETOS EM AMBIENTE DE FÁBRICAS DE SOFTWARE", p. 522-536 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2021-3058

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações