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ERGONOMIA E COMÉRCIO INFORMAL: REDESIGN DE UM POSTO DE VENDA DE CASES PARA CELULAR

MELO, Wynne ; VERISSIMO, Bruno ; BARROS, Bruno ;

Artigo:

O mercado informal se configura como um grande setor que envolve diretamente seres humanos em postos de trabalho improvisados. Desta forma, a referente pesquisa consistiu na análise e proposições de melhoria do posto de trabalho de um vendedor ambulante de cases de celular, tendo como princípios dados antropométricos, biomecânicos, ambiência de dados coletados no local (assim como questionários e escala de corllet). A base Metodológica foi a Intervenção Ergonomizadora do Sistema Humano-Tarefa-Máquina (SHTM). Com os problemas acionais, posturais, naturais e acidentais identificados, e uma comparação com os estudos apresentados, estabeleceu-se um projeto de redesign ergonômico para o posto, levando em consideração a melhoria do posto de trabalho como um todo.

Artigo:

The informal market has been configured as a large sector and that directly involves human beings in makeshift jobs. Thus, the related research focused on the analysis and improvement of propositions of the post from a street vendor of mobile cases, with the principles and anthropometric data, biomechanical, and ambience collected on site (as well as questionnaires and corllet scale). The methodological basis was the Ergonomics Intervention Human Task-Machine System (HTMS). With ational, postural, natural and accidental problems identified, and a comparison with the studies presented, settled an ergonomic redesign project for the position, taking into account the improvement of the workplace as a whole.

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DOI: 10.5151/15ergodesign-64-E031

Referências bibliográficas
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Como citar:

MELO, Wynne; VERISSIMO, Bruno; BARROS, Bruno; "ERGONOMIA E COMÉRCIO INFORMAL: REDESIGN DE UM POSTO DE VENDA DE CASES PARA CELULAR", p. 854-865 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-64-E031

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