Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

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Ergonomia e ensino remoto: mapeamento de características e proposta de projeto de home office para professores universitários

Ergonomics and remote teaching: mapping of characteristics and proposal for a home office project for university professors

Barros, Bruno Xavier da Silva ; Pinto, Anne Karolinne Tavares ; , ;

Artigo:

O recurso de home office como forma de trabalho ganhou força em todo o mundo e durante a pandemia do COVID-19, o modelo foi adotado por diversas áreas, inclusive pela educação. Com isso as residências dos professores foram rapidamente convertidas em locais de trabalho e alguns ambientes foram transformados em novas salas de aula. Com a adaptação destes locais veio a preocupação se a nova configuração está sendo feita de modo correto, atendendo recomendações ergonômicas e evitando assim, maiores problemas, já que o mal uso dos equipamentos pode causar problemas de saúde, como LER/DORT. Dentro deste contexto a corrente estudo teve o objetivo de propor uma forma de adaptação residencial para composição de home offices. Para tanto, o caminho metodológico focou em utilizar como base as normas regulamentadoras nacionais, estudos científicos e questionários online para estabelecer uma lista de recomendações ergonômicas norteadoras de projetos de home office. Como resultado, foi possível ainda propor um projeto modelo de interiores de um home office voltado a professores universitários.

Artigo:

The concept of home office as a form of work has gained momentum worldwide, and during the COVID- 19 pandemic, this model was adopted in various fields, including education. As a result, teachers' residences were rapidly transformed into workspaces, with some areas converted into new classrooms. With the adaptation of these spaces came concerns regarding whether the new configuration is being implemented correctly, adhering to ergonomic recommendations and thereby avoiding potential health issues, such as repetitive strain injuries. Within this context, the present study aimed to propose a residential adaptation approach for the establishment of home offices. To achieve this, the methodological approach focused on utilizing national regulatory standards, scientific studies, and online questionnaires to establish a set of ergonomic recommendations guiding home office projects. As a result, it was possible to propose a model interior design project for a home office specifically tailored to university professors.

Palavras-chave: Ergonomia e pandemia; home office; professores universitários; Covid-19,

Palavras-chave: Ergonomics and pandemic; home office; college professor; Covid-19,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-66

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Como citar:

Barros, Bruno Xavier da Silva; Pinto, Anne Karolinne Tavares; , ; "Ergonomia e ensino remoto: mapeamento de características e proposta de projeto de home office para professores universitários", p. 1032-1047 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-66

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