Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais

Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais

Filho, Vilson Martins ; Fialho, Francisco Antonio Pereira ;

Artigo:

Que tipo de contribuição a visão de Gestão de Conhecimento e Service Dominant Logic traz para a integração de valor na adoção de tecnologias educacionais? A partir desta temática, o presente artigo revisa conceitos de sociedade do conhecimento e educação digital e apresenta três relatórios internacionais (UNESCO, EDUCASE e NESTA) que apresentam recomendações para adoção de tecnologias educacionais e as discute sob a perspectiva de pessoas, processos e tecnologias, visão da Gestão do Conhecimento. A partir desta visão, o presente estudo traz uma análise inicial sobre os tipos de inovação, visão de valor e premissas fundamentais oriundas da visão de Service Dominant Logic no relatório UNESCO e traz considerações sobre as contribuições desta abordagem multidisciplinar.

Artigo:

Que tipo de contribuição a visão de Gestão de Conhecimento e Service Dominant Logic traz para a integração de valor na adoção de tecnologias educacionais? A partir desta temática, o presente artigo revisa conceitos de sociedade do conhecimento e educação digital e apresenta três relatórios internacionais (UNESCO, EDUCASE e NESTA) que apresentam recomendações para adoção de tecnologias educacionais e as discute sob a perspectiva de pessoas, processos e tecnologias, visão da Gestão do Conhecimento. A partir desta visão, o presente estudo traz uma análise inicial sobre os tipos de inovação, visão de valor e premissas fundamentais oriundas da visão de Service Dominant Logic no relatório UNESCO e traz considerações sobre as contribuições desta abordagem multidisciplinar.

Palavras-chave: Tecnologias Educacionais, Inovação, Educação Digital, Gestão do Conhecimento, Service Dominant Logic.,

Palavras-chave: Tecnologias Educacionais, Inovação, Educação Digital, Gestão do Conhecimento, Service Dominant Logic.,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-24

Referências bibliográficas
  • [1] CROSS, N. Designerly ways of knowing: design discipline versus design science.
  • [2] Springer, 2001.
  • [3] DOSI, G. Technological paradigms and technological trajectories. Research Policy 147-162, 1982.
  • [4] JOHNSON, L. et al. EDUCASE Horizon Report: 2014 Higher Education. EDUCASE, 201
  • [5] LUCKIN, R. et al. Decoding learning: The proof, promise and potential of digital education. NESTA, 2012.
  • [6] SCHUMPETER, J. The Theory of Economic Development. Harvard University Press, Cambridge. Massachusetts, 1934.
  • [7] UNESCO. Tecnologias para transformação da educação: Experiências bem sucedidas e expectativas. Brasil: UNESCO, 2014.
Como citar:

Filho, Vilson Martins; Fialho, Francisco Antonio Pereira; "Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais", p. 276-280 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-24

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações