Junho 2020 vol. 3 num. 1 - Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa
Artigo - Open Access.
Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais
Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais
Filho, Vilson Martins ; Fialho, Francisco Antonio Pereira ;
Artigo:
Que tipo de contribuição a visão de Gestão de Conhecimento e Service Dominant Logic traz para a integração de valor na adoção de tecnologias educacionais? A partir desta temática, o presente artigo revisa conceitos de sociedade do conhecimento e educação digital e apresenta três relatórios internacionais (UNESCO, EDUCASE e NESTA) que apresentam recomendações para adoção de tecnologias educacionais e as discute sob a perspectiva de pessoas, processos e tecnologias, visão da Gestão do Conhecimento. A partir desta visão, o presente estudo traz uma análise inicial sobre os tipos de inovação, visão de valor e premissas fundamentais oriundas da visão de Service Dominant Logic no relatório UNESCO e traz considerações sobre as contribuições desta abordagem multidisciplinar.
Artigo:
Que tipo de contribuição a visão de Gestão de Conhecimento e Service Dominant Logic traz para a integração de valor na adoção de tecnologias educacionais? A partir desta temática, o presente artigo revisa conceitos de sociedade do conhecimento e educação digital e apresenta três relatórios internacionais (UNESCO, EDUCASE e NESTA) que apresentam recomendações para adoção de tecnologias educacionais e as discute sob a perspectiva de pessoas, processos e tecnologias, visão da Gestão do Conhecimento. A partir desta visão, o presente estudo traz uma análise inicial sobre os tipos de inovação, visão de valor e premissas fundamentais oriundas da visão de Service Dominant Logic no relatório UNESCO e traz considerações sobre as contribuições desta abordagem multidisciplinar.
Palavras-chave: Tecnologias Educacionais, Inovação, Educação Digital, Gestão do Conhecimento, Service Dominant Logic.,
Palavras-chave: Tecnologias Educacionais, Inovação, Educação Digital, Gestão do Conhecimento, Service Dominant Logic.,
DOI: 10.5151/eduforadacaixa-24
Referências bibliográficas
- [1] CROSS, N. Designerly ways of knowing: design discipline versus design science.
- [2] Springer, 2001.
- [3] DOSI, G. Technological paradigms and technological trajectories. Research Policy 147-162, 1982.
- [4] JOHNSON, L. et al. EDUCASE Horizon Report: 2014 Higher Education. EDUCASE, 201
- [5] LUCKIN, R. et al. Decoding learning: The proof, promise and potential of digital education. NESTA, 2012.
- [6] SCHUMPETER, J. The Theory of Economic Development. Harvard University Press, Cambridge. Massachusetts, 1934.
- [7] UNESCO. Tecnologias para transformação da educação: Experiências bem sucedidas e expectativas. Brasil: UNESCO, 2014.
Como citar:
Filho, Vilson Martins; Fialho, Francisco Antonio Pereira; "Contribuições de gestão do conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de tecnologias educacionais digitais", p. 276-280 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/eduforadacaixa-24
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações