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ERGONOMIA: ENSINO, SENSIBILIZAÇÃO E PERCEPÇÃO DAS QUALIDADES AMBIENTAIS URBANAS – UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQ. E URB.

ERGONOMIA: ENSINO, SENSIBILIZAÇÃO E PERCEPÇÃO DAS QUALIDADES AMBIENTAIS URBANAS – UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQ. E URB.

KRONKA MÜLFARTH, Roberta Consentino ; SATO, André Eiji ; FURUYAMA, Cristiane Mitiko Sato ; ALBALA, Paula Lelis Rabelo ;

ARTIGO COMPLETO:

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre uma experiência didática-acadêmica dentro da temática “Ergonomia em Ambiente Construído Urbano”, cujo foco principal foi disseminar e sensibilizar alunos de Pós-Graduação da FAUUSP quanto a percepção das qualidades ambientais urbanas. Para tanto, criou-se uma metodologia a partir de uma abordagem prática e empírica da ergonomia, na qual o objetivo principal foi captar a percepção pessoal de certas variáveis de conforto ambiental sob a ótica da caminhabilidade. Constatou-se que os pontos que foram classificados como “confortáveis” tiveram respostas variadas, enquanto que o ponto mais desconfortável obteve uma concordância de respostas negativas de acústica. Assim, essa experiência didática mostrou que houve diferenças na priorização dos critérios de caminhabilidade ao comparar a vivência prévia dos alunos com o resultado após a caminhada.

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This article aims to discuss a didactic-academic experience within the theme “Ergonomics in the Urban Built Environment”, whose main focus was to disseminate and sensitize FAUUSP Postgraduate students regarding the perception of urban environmental qualities. Therefore, a methodology was created based on a practical and empirical approach to ergonomics, in which the main objective was to capture the personal perception of certain environmental comfort variables from the perspective of walkability. It was found that the points that were classified as “comfortable” had varied responses, while the most uncomfortable point obtained an agreement of negative acoustic responses. Thus, this teaching experience showed that there were differences in the prioritization of walkability criteria when comparing the students' previous experience with the result after the walk.

Palavras-chave: Ergonomia urbana; Avaliação de Caminhabilidade; Sensibilização e Percepção do usuário,

Palavras-chave: Urban ergonomics; Walkability Assessment; User awareness and perception,

DOI: 10.5151/eneac2024-831554

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Como citar:

KRONKA MÜLFARTH, Roberta Consentino; SATO, André Eiji; FURUYAMA, Cristiane Mitiko Sato; ALBALA, Paula Lelis Rabelo; "ERGONOMIA: ENSINO, SENSIBILIZAÇÃO E PERCEPÇÃO DAS QUALIDADES AMBIENTAIS URBANAS – UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQ. E URB.", p. 440-451 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831554

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