Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

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ESCREVER SEM SABER ESCREVER CONVENCIONALMENTE: A ESCRITA DO ALUNO EM FOCO

ARAKI, Sueli Hamada ; LEAL, Luciana Ferreira ;

Artigo:

Delia Lerner e outros estudiosos defendem que toda criança, independente de seu nível socioeconômico, traz consigo conhecimentos prévios que não podem ser ignorados pela instituição escolar e sim aprimorados dentro desta com boas intervenções dos professores. O aluno como ser atuante passa constantemente por um processo de assimilação e acomodação, tendo níveis de aprendizagem diferentes que exigem do professor acompanhamento preciso para propor a realização de atividades em parceria, por exemplo. Os alunos que ainda não sabem escrever convencionalmente são capazes de produzir texto tendo o professor como escriba e por meio de atividades de escrita como de nomes ou de textos estáveis compreender a maneira de que funciona o sistema de escrita. O texto é o ponto de partida e chegada do processo ensino-aprendizagem, propiciando atividades de leitura, de produção e de análise linguística. É o lugar de interação de sujeitos sociais e também uma unidade básica de ensino, por meio dos gêneros textuais.

Artigo:

Palavras-chave: alfabetização; hipótese de escrita; intervenção; ensino-aprendizagem.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_42

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Como citar:

ARAKI, Sueli Hamada; LEAL, Luciana Ferreira; "ESCREVER SEM SABER ESCREVER CONVENCIONALMENTE: A ESCRITA DO ALUNO EM FOCO", p. 1605-1612 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_42

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