Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Resumo - Open Access.
ESPAÇO VIRTUAL DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Portugal, Cristina ; Brunnet, Natália ;
Resumo:
Este artigo discorre sobre um projeto de pesquisa intitulado “Design e as tecnologias digitais contemporâneas no ensino” o qual foi contemplado em 2014 pelo Edital Chamada: MCTI/CNPQ/Universal. Com este estudo, pretende-se criar um espaço acadêmico em forma de uma plataforma hipermidiática interativa, direcionado ao aprofundamento de reflexões, discussões e práticas da atividade conceitual e projetual do design, visando auxiliar a propagação do conhecimento, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no processo de ensino-aprendizagem de design. Neste artigo, será apresentada a conceituação da plataforma interativa, que está na fase de prototipagem. Após a criação do protótipo, este será validado com os docentes da instituição para onde este projeto está sendo desenvolvido. As discussões que serão empreendidas contarão sobre a análise de similares, as reflexões e os desafios encontrados para o desenvolvimento do projeto.
Artigo selecionado para publicação na ERGODESIGN & HCI (http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci) — Disponível em breve
Resumo:
Palavras-chave: design; interdisciplinaridade; tecnologia; interação; educação.,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0375
Referências bibliográficas
- [1] BOMFIM, G. A. (1997). Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação In: Estudos em Design, n.2, v.5, RJ, AEND-BR, p.27-4
- [2] Bonsiepe, G. (2011). Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Edgar Blucher.
- [3] _______. (1997). Design do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL.
- [4] FONTOURA, A. M. (2002). EdaDe – Educação de crianças e jovens através do Design. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, UFSC.
- [5] JAPIASSU, H.( 1976) Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976.
- [6] ICSID 2005 GENERAL ASSEMBLY. Disponível em: http://www.icsid.org/media/releases/ articles228.htm. Acesso em 05 mai. 201
- [7] MANZINI, E. (2004) El diseño como herramienta para la sostenabilidad medioambiental y social. in: Macdonald, s. (org.) Design issues in Europe today. Barcelona: BEDA.
- [8] MORAES, M. C. (1997). O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus.
- [9] PORTUGAL, C. (2013). Design, educação e tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books,.
- [10] _______. (2013). Design, educação e tecnologia (online). Rio de Janeiro: Rio Books, Disponível em: www.design-educacao-tecnologia.com. Acesso 27 abr. 2015.
- [11] _______. (2014). Hypermedia E-book as a Pedagogical Tool in a Graduation Course. International journal of modern education and computer science (IJMECS), v. 6, p. 8-14.
- [12] PORTUGAL, C.; BRUNNET, N. (2016). Design and the creation of an Interactive Academic Space. In: Proceedings of the Conference on Electronic Visualisation and the Arts; EVA LONDON. British Computer Society.
- [13] SIMMEL, G.(1987). A Metrópole e sua Vida Mental in O Fenômeno Urbano. (org. Velho, G.). Rio de Janeiro. Guanabara.
- [14] SILVA, M. (2003). Aula Interativa: A Educação Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania. Disponível em: http://www.saladeaula interativa.pro.br/texto_0008.htm . Acesso em: 28 ago. 2012.
Como citar:
Portugal, Cristina; Brunnet, Natália; "ESPAÇO VIRTUAL DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO", p. 4361-4373 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0375
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações