Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ESPAÇOS ESCOLARES PARA AUTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

SCHOOL SPACES FOR AUTISTS: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW

Marostega, Valéria Rolim ; Benetti, Julia Pivetta ; Dorneles, Vanessa Goulart ; Alberton, Josicler Orbem ; Romano, Fabiane Vieira ;

Artigo:

Este artigo tem como objetivo apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), trazendo como tema central uma investigação dentro dos estudos publicados, que visa conhecer como são os espaços de aprendizagem para pessoas dentro do espectro autista, além de identificar necessidades especiais desses indivíduos e como estes lugares devem responder ambientalmente para melhor acolhê-los e incluí-los, partindo do princípio de ambientes acessíveis e democráticos a todos. Conforme os resultados encontrados, foi possível observar que existem poucas publicações relacionadas ao tema.

Artigo:

This article aims to present a Systematic Literature Review (SRL), bringing as a central theme an investigation within the published studies, which aims to know what the learning spaces are like for people within the autistic spectrum, in addition to identifying the special needs of these individuals and how these places must respond environmentally to better welcome and include them, based on the principle of accessible and democratic environments for all. According to the results found, it was possible to observe that there are few publications related to the topic.

Palavras-chave: arquitetura escolar; acessibilidade; educação inclusiva; transtorno do espectro autista (TEA).,

Palavras-chave: school architecture; accessibility; inclusive education; autism spectrum disorder (ASD).,

DOI: 10.5151/eneac2022-095

Referências bibliográficas
  • [1] ARAUJO, C. A. de. O Desenvolvimento Diferenciado: um estudo sobre a inclusão escolar de
  • [2] uma criança com Transtorno do Espectro Autista. 2014. 92 p. Dissertação (Mestrado em Ciências:
  • [3] Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo,
  • [4] Guarulhos, 201
  • [5] BALESTRO, J. I. O fonoaudiólogo e os pais: uma parceria para o desenvolvimento da
  • [6] comunicação de crianças do espectro do autismo. 2017. 99 p. Tese (Doutorado em Ciências) -
  • [7] Universidade de São Paulo, São Paulo, 201
  • [8] DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge AP de M.; BITTENCOURT, Ig Ibert. Mapeamento
  • [9] sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. JAQUES,
  • [10] Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (Org.)
  • [11] Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa de Pesquisa.
  • [12] Porto Alegre: SBC, 2019.
  • [13] DIONNE, Jean; LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da
  • [14] pesquisa em ciências humanas. Tradução Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre:
  • [15] Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
  • [16] GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da
  • [17] Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. LOGEION: Filosofia da Informação, Rio de
  • [18] Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, set.2019/fev. 2020. DOI:
  • [19] https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em:
  • [20] https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 28 mai. 2022.
  • [21] GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura:
  • [22] passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014.
  • [23] HO, L. Residências para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA):
  • [24] arquitetura e necessidades. 2020. 252 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) -
  • [25] Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
  • [26] KOWALTOWSKI, Dóris. Arquitetura escolar. O projeto do ambiente de ensino. São Paulo,
  • [27] Oficina de Textos, 2011.
  • [28] LAUREANO, C. de J. B. Recomendações projetuais para ambientes com atendimento de
  • [29] terapia sensorial direcionados a crianças com autismo. 2017. 190 p. Dissertação (Mestrado
  • [30] em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
  • [31] LESSING, C. L. G. Lei Berenice Piana e o Desenvolvimento Regional: Um estudo no Estados do
  • [32] Paraná e Santa Catarina. 2016. 160 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) -
  • [33] Universidade do Contestado
  • [34] MARÇAL, D. de C. Design participativo e princípios inclusivos: múltiplos modos de mediações
  • [35] na relação de sujeitos com autismo. 2018. 155 p. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia
  • [36] Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
  • [37] NEUMANN, H. R. Projeto acústico para transtornos sensoriais. 2017. 462 p. Tese (Doutorado
  • [38] em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.
  • [39] OLIVEIRA, E. R. da S.“Tem palavras no piscar de seus olhos”: um encontro com as mães
  • [40] narradoras no cotidiano da educação especial. 2017 . Dissertação (Mestrado em ensino) -
  • [41] Universidade Federal Fluminense, santo Antônio de Pádua, 2017.
  • [42] PEREIRA, A. K. M. D’Stim: Framework para o desenvolvimento de produtos únicos para adultos
  • [43] autistas com transtorno de processamento sensorial. 2020. 127 p. Dissertação (Mestrado em
  • [44] Design) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
  • [45] SALLES, M. N. de. “Nada sobre nós, sem nós” Design, um caminho para diminuir a fragmentação
  • [46] no processo de inclusão da criança com transtorno do espectro autista no ambiente de ensinoaprendizagem. 2019. 185 p. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica
  • [47] do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
  • [48] SILVA, A. J. G. O espaço do desenvolvimento da criança autista: um estudo de caso
  • [49] exploratório a partir de procedimentos de avaliação pós-ocupação. 2018. 174 p. Dissertação
  • [50] (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo: Dinâmicas do Espaço) - Universidade Federal de Alagoas,
  • [51] Maceió, 2018.
Como citar:

Marostega, Valéria Rolim; Benetti, Julia Pivetta; Dorneles, Vanessa Goulart; Alberton, Josicler Orbem; Romano, Fabiane Vieira; "ESPAÇOS ESCOLARES PARA AUTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA", p. 1499-1517 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-095

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações