Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção
Artigo completo - Open Access.
ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE COM FOCO NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE COM FOCO NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Araujo, Genilda Oliveira de ; Vergara, Lizandra Garcia Lupi ;
Artigo completo:
Os recentes avanços da computação têm sido usados como base para melhoria de processos e oferta de valor diferenciada. Nesse sentido, conceber um produto de software vai além de propor funções e interfaces. Envolve o tratamento de práticas suportadas por computador. Neste âmbito, este artigo apresenta uma abordagem para especificação de produtos de software com base na relação na relação entre atividade e funções. Tal abordagem contempla as dimensões afetiva, racional e sensório-motora do uso do produto, permitindo o tratamento holístico da UX. Sua construção foi baseada nas teorias da atividade e de affordances. Sua principal contribuição é a definição de uma estratégia progressiva para descrição da solução, que inclui desde a visão estratégica das necessidades a serem atendidas, chegando até a materialização do produto em termos de sua interface.
Artigo completo:
Os recentes avanços da computação têm sido usados como base para melhoria de processos e oferta de valor diferenciada. Nesse sentido, conceber um produto de software vai além de propor funções e interfaces. Envolve o tratamento de práticas suportadas por computador. Neste âmbito, este artigo apresenta uma abordagem para especificação de produtos de software com base na relação na relação entre atividade e funções. Tal abordagem contempla as dimensões afetiva, racional e sensório-motora do uso do produto, permitindo o tratamento holístico da UX. Sua construção foi baseada nas teorias da atividade e de affordances. Sua principal contribuição é a definição de uma estratégia progressiva para descrição da solução, que inclui desde a visão estratégica das necessidades a serem atendidas, chegando até a materialização do produto em termos de sua interface.
Palavras-chave: metodologia de projeto do produto, experiência do usuário, affordances, teoria da atividade.,
Palavras-chave: metodologia de projeto do produto, experiência do usuário, affordances, teoria da atividade.,
DOI: 10.5151/viisimep-315744
Referências bibliográficas
- [1] BÆRENTSEN, K. B.; TRETTVIK, J. An activity theory approach to affordance. Proceedings of the second
- [2] Nordic conference on Human-computer interaction. Anais...Arhus, Denmark: ACM, 200
- [3] CARROLL, J. M. Five reasons for scenario-based design. Interacting with computers, v. 13, n. 1, p. 43–60,
- [4] 2000.
- [5] CIAVOLA, B. T.; GERSHENSON, J. K. Affordance theory for engineering design. Research in Engineering
- [6] Design, v. 27, n. 3, p. 251–263, 201
- [7] CIAVOLA, B. T.; WU, C.; GERSHENSON, J. K. Integrating Function- and Affordance-Based Design
- [8] Representations. Journal of Mechanical Design, v. 137, n. 5, 2015.
- [9] GABELLONI, D. et al. On the link between features and functions. DS 68-2: Proceedings of the 18th
- [10] International Conference on Engineering Design (ICED 11), Impacting Society through Engineering Design,
- [11] Vol. 2: Design Theory and Research Methodology, Lyngby/Copenhagen, Denmark, 15.-19.08. 20
- [12] Anais...2011.
- [13] GARRETT, J. J. The Elements of User Experience: User-centered Design for the Web and Beyond. [s.l.]
- [14] New Riders, 2011.
- [15] GIBSON, J. J. The Ecological Approach to Visual Perception. [s.l.] Houghton Mifflin, 1979.
- [16] GRANGE, C.; BENBASAT, I. A guiding framework for developing theories investigating the design
- [17] drivers of IT use and value. Proceedings of the JAIS Theory Development Workshop. Anais...2011.
- [18] HALVERSON, C. A. Activity Theory and Distributed Cognition: Or What Does CSCW Need to DO with
- [19] Theories? Computer supported cooperative work: CSCW: an international journal, v. 11, n. 1-2, p. 243–
- [20] 267, 2002.
- [21] HASSENZAHL, M. et al. Designing Moments of Meaning and Pleasure. Experience Design and Happiness.
- [22] International Journal of Design, v. 7, n. 3, p. 21–31, 2013.
- [23] HUTCHBY, I. Technologies, Texts and Affordances. Sociology, v. 35, n. 2, p. 441–456, 2001.
- [24] ISO. Ergonomics of human-system interaction—part 11: Usability: Definitions and concepts. [s.l.]
- [25] International Organization for Standardization, 2018.
- [26] JONIETZ, D.; TIMPF, S. An Affordance-Based Simulation Framework for Assessing Spatial Suitability.
- [27] Proceedings of the 11th International Conference on Spatial Information Theory - Volume 8116. Anais...:
- [28] COSIT 2013.New York, NY, USA: Springer-Verlag New York, Inc., 2013.
- [29] KAPTELININ, V.; NARDI, B. Affordances in HCI: toward a mediated action perspective. Proceedings of
- [30] the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Anais...ACM, 2012.
- [31] KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing Syst Software Engineeri. [s.l.] Keele
- [32] University and Durham University Joint Report, 2007.
- [33] KUUTTI, K.; BANNON, L. J. The Turn to Practice in HCI: Towards a Research Agenda. Proceedings of
- [34] the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Anais...: CHI ’14. New York, NY, USA:
- [35] ACM, 2014.
- [36] LEONTʹEV, A. N. Activity, Consciousness, and Personality. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1978.
- [37] LEONT’EV, A. N. Problems of the Development of Mind. Moscow: Progress, 1981.
- [38] MARAI, G. E. Activity-Centered Domain Characterization for Problem-Driven Scientific Visualization. IEEE
- [39] transactions on visualization and computer graphics, v. 24, n. 1, p. 913–922, 2018.
- [40] MARSH, T. Activity-based scenario design, development, and assessment in serious games. Gaming and
- [41] cognition: Theories and practice from the, p. 213–225, 2010.
- [42] MARSH, T.; NARDI, B. Spheres and Lenses: Activity-Based Scenario / Narrative Approach for Design
- [43] and Evaluation of Entertainment through Engagement (Y. Pisan, N. M. Sgouros, & T. Marsh, Eds.)
- [44] Entertainment Computing – ICEC 2014. Anais...: Lecture Notes in Computer Science. In: INTERNATIONAL
- [45] CONFERENCE ON ENTERTAINMENT COMPUTING. Springer Berlin Heidelberg, 2014.
- [46] METTLER, T.; WULF, J. Physiolytics at the workplace: Affordances and constraints of wearables use from an
- [47] employee’s perspective. Information Systems Journal, v. 29, n. 1, p. 245–273, 2019.
- [48] MIEDEMA, J. et al. Synergy of Technical Specifications, Functional Specifications and Scenarios in
- [49] Requirements Specifications. In: The Future of Product Development. [s.l.] Springer, Berlin, Heidelberg,
- [50] 2007. p. 235–245.
- [51] POLS, A. J. K. Characterising affordances: The descriptions-of-affordances-model. Design Studies, v. 33, n. 2,
- [52] p. 113–125, 2012.
- [53] ROSSON, M.; CARROLL, J. Scenario-Based Design: Fundamentals, Evolving Technologies, and Emerging
- [54] Applications, Third Edition. In: JACKO, J. (Ed.). Human–Computer Interaction Handbook. Human Factors
- [55] and Ergonomics. [s.l.] CRC Press, 2012. v. 20126252p. 1105–1124.
- [56] SHARRITT, M. J. Evaluating Video Game Design and Interactivity. In: VAN ECK, R. (Ed.). .
- [57] Interdisciplinary Models and Tools for Serious Games. [s.l.] IGI Global, 2010. p. 177–205.
- [58] SUTCLIFFE, A. Scenario-based requirements engineering. Proceedings. 11th IEEE International
- [59] Requirements Engineering Conference, 2003. Anais...2003.
- [60] TANG, J.; ZHANG, P. Gamification and Basic Human Needs in Information Technology Design: A
- [61] Literature Analysis. Proceedings of the 3rd International Conference on Crowd Science and Engineering -
- [62] ICCSE’18. Anais...: ICCSE’18. In: THE 3RD INTERNATIONAL CONFERENCE. New York, New York,
- [63] USA: ACM Press, 2018.
- [64] TURNER, P.; TURNER, S. An Affordance-based Framework for CVE Evaluation. In: XRISTINE FAULKNER
- [65] B A PGCE; JANET FINLAY BA, M.; DÉTIENNE, F. (Eds.). People and Computers XVI - Memorable Yet
- [66] Invisible. [s.l.] Springer London, 2002. p. 89–103.
- [67] VON SAUCKEN, C. et al. Customer experience interaction model. Traducao ITS d.o.o.; HSM informatika
- [68] d.o.o.; OSA Softver d.o.o.; Print Studio d.o.o.; RENAULT NISSAN HRVATSKA d.o.o.; CADLab FSB. [s.l:
- [69] s.n.]. v. DS 70.
- [70] ZHANG, P. Motivational affordances: reasons for ICT design and use. Communications of the ACM, v. 51, n.
- [71] 11, p. 145–147, 2008.
Como citar:
Araujo, Genilda Oliveira de; Vergara, Lizandra Garcia Lupi; "ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTOS DE SOFTWARE COM FOCO NA
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO", p. 2151-2162 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção .
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/viisimep-315744
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações