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ESTAR LÁ, MAS TAMBÉM DO OUTRO LADO DA TELA: LIMITES E POSSIBILIDADES DA ETNOGRAFIA EM AMBIENTES VIRTUAIS E A PERCEPÇÃO DE BLOGUEIRAS DE MODA SOBRE DESIGN, PRODUTOS E SUSTENTABILIDADE

Perpétuo, Nayara Chaves Ferreira ; Noronha, Raquel Gomes ;

Artigo Completo:

Diante de tantas possibilidades metodológicasnão existem aquelas mais corretas ou mais importantes que outras. Ela é umponto chave e sua escolha não deve ser aleatória. Aqui opta-se pela etnografiae esta escolha apoia-se em decisões que levam em consideração, além da suapertinência, os limites e alcance para dar conta de responder à pergunta feitacientificamente. Neste caso: qual a percepção das blogueiras de São Luís-MAquanto à estratégia de design que otimiza a vida de produtos de moda? O usuáriotem uma experiência em seu cotidiano com os produtos que o designer não tem.Por isso, no intuito de entender, em termos qualitativos, se um sistema possuiproblemas relacionados ao fomento do consumo responsável e sustentável épreciso questionar se o consumidor percebe e dá continuidade às estratégias dedesign no uso. Esse artigo dedica-se ao delineamento desta metodologia de modoa evidenciar suas implicações para comparar discursos e práticas de um grupo deconsumidores que também se projetam como formadoras de opinião e podeminfluenciar nas práticas de consumo de seus seguidores.

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Palavras-chave: design; metodologia; etnografia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0531

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Como citar:

Perpétuo, Nayara Chaves Ferreira; Noronha, Raquel Gomes; "ESTAR LÁ, MAS TAMBÉM DO OUTRO LADO DA TELA: LIMITES E POSSIBILIDADES DA ETNOGRAFIA EM AMBIENTES VIRTUAIS E A PERCEPÇÃO DE BLOGUEIRAS DE MODA SOBRE DESIGN, PRODUTOS E SUSTENTABILIDADE", p. 5648-5659 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0531

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