Outubro 2021 vol. 9 num. 1 - 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design
Full Paper - Open Access.
Estilo pictórico em animações em saúde: uma análise de casos clínicos da UNA-SUS/UFMA
Picture style in animations in health: an analysis of clinical cases of UNA-SUS / UFMA
Lima, Camila Santos de Castro e ; Spinillo, Carla Galvão ;
Full Paper:
"Animações de casos clínicos são utilizadas no ensino a distância em saúde para representar situaçõesatuais ou fictícias, auxiliando profissionais na tomada de decisões médicas. No Brasil, a UniversidadeAberta do SUS da UFMA (UNA-SUS/UFMA) utiliza amplamente animações de casos clínicos em seuscursos a distância. No entanto, a qualidade gráfica e de comunicação de suas animações carece deestudos. Assim, este artigo apresenta uma análise de estilo pictórico de uma amostra de seis animações decasos clínicos produzidas pela UNA-SUS/UFMA. Os resultados mostraram que as animações possuempoucas variações de técnicas e detalhes nas ilustrações, o arranjo dos elementos do contexto pictóricotem, em certa medida, aleatoriedade, a maioria das animações carece de simulação de movimento edetalhes que produzem maior realismo à representação de conteúdos. O uso de recursos enfáticos quepudessem facilitar a aprendizagem em aspectos de atenção, percepção, processamento de informaçõese memória, não foram identificados nas animações. Essas fragilidades podem comprometer a clareza,estrutura, harmonia e proporção pictórica das animações analisadas. Por fim, infere-se que ascaracterísticas do estilo pictórico em animações de casos clínicos merecem maior atenção em relação àadequação e aceitação da representação dos conteúdos direcionados aos usuários/profissionais de saúde."
Full Paper:
"Animations of clinical cases have been used in distance learning in health to represent actual or fictitioussituations, assisting professionals in making medical decisions. In Brazil, the Open University of SUS ofUFMA (UNA-SUS/UFMA) widely uses animations of clinical cases in their distance learning courses.However, the graphic and communication quality of their animations lack studies. Thus, this articlepresents a pictorial style analysis of a sample of six animations of clinical cases produced by UNASUS/UFMA. The results showed that the animations have few variations of techniques and detail in theillustrations, the arrangement of the elements of the pictorial context is to a certain extent randomness,most animations lack simulation of movement and details that produce greater realism to therepresentation of contents. The use of emphatic resources that could facilitate learning, in aspects ofattention, perception, information processing and memory, were not identified in the animations. Thesedrawbacks may compromise the clarity, structure, harmony, and pictorial proportion of the animationsanalyzed. Finally, it is inferred that the characteristics of pictorial style in animations of clinical casesdeserve further attention in relation to the adequacy and acceptance of the representation of contentsaddressed to users /health professionals."
Palavras-chave: animação, estilo pictórico, caso clínico, saúde,
Palavras-chave: , pictorial style, clinical case, health ,
DOI: 10.5151/cidicongic2021-057-355504-CIDI-Saude.pdf
Referências bibliográficas
- [1] "Ainsworth, S. (2008). How do animations influence learning? In D. Robinson & G. Schraw
- [2] (Eds.), Current Perspectives on Cognition, Learning, and Instruction: Recent Innovations in
- [3] Educational Technology that Facilitate Student Learning. pp. 37-67. Information Age
- [4] Publishing.
- [5] Andrade, R. C. (2014). Infográficos animados e interativos em saúde: Um estudo sobre a
- [6] compreensão de notícias. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do
- [7] Paraná, Curitiba.
- [8] Ashwin, C. (1979). The ingredients of style in contemporary illustration: a case study.
- [9] Information design journal, v. 1, n. 1. p. 51- 67.
- [10] Dondis, D. A. (1997) Sintaxe da linguagem visual. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes.
- [11] Galdeano, L. E.; Rossi, L. A.; Zago, M. M. F. (2003). Roteiro instrucional para a elaboração de um estudo de caso clínico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, n. 3, p. 371-375.
- [12] Gombrich, E. H. (1986). Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 384p. Lima, C. S. C.; Spinillo, C. G.; Assis, K. M. M.; Vital, V. A.; Aquino, I. F. O.; Oliveira, A. E. F. (2019). Análise dos elementos gráfico-informacionais das animações educacionais em
- [13] Saúde na Educação a Distância (EaD). InfoDesign, v. 16, n. 3, p. 400-418.
- [14] Lopes, L. G. A.; Spinillo, C. G. (2017). Variáveis descritivas do estilo de ilustração em sequência pictórica de procedimentos para bulas de medicamentos, p. 1214-1229. In: 16° Ergodesign. São Paulo: Blucher.
- [15] Lowe, R. e Scnhotz, W. (2008). Learning with Animation. Research Implications for Design. Cambridge University Press.
- [16] Moore, M.; Kearsley, G. (2007). Educação a Distância: uma Visão Integrada. São Paulo:
- [17] Thomson Learning.
- [18] Oliveira, I. S. C. S.; Coutinho, S. G. (2017). Um olhar sobre o modelo analítico de Clive Ashwin aplicado nas ilustrações de Vera Cruz artista gráfico em Pernambuco – fins do século XIX e início do século XX, p. 1306-1319. In: 8º CIDI. São Paulo: Blucher.
- [19] Pettersson, R. (2007). It Depends: ID – Principles and Guidelines. Tullinge: Institute for Infology.
- [20] Spinillo, C. G.; Oliveira A. E.; Mazza, L. U.; Lima, C. S. C.; Assis, K. M. M. (2020) Animações procedimentais em saúde: Proposta de Metodologia de Design para a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde/Universidade Federal do Maranhão. Infodesign. v. 17, n. 3, p. 80 – 103 85.
- [21] Twyman, M. L. (1985). Using pictorial language: a discussion of the dimensions problem.
- [22] Designing usable texts, p. 245-312.
- [23] UNA-SUS. UFMA. Quem somos. 2021. Disponível em: http://www.unasus.ufma.br/site/una-susufma/sobre. Acesso em: 14 de maio de 2021."
Como citar:
Lima, Camila Santos de Castro e ; Spinillo, Carla Galvão ; "Estilo pictórico em animações em saúde: uma análise de casos clínicos da UNA-SUS/UFMA", p. 754-768 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidicongic2021-057-355504-CIDI-Saude.pdf
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações