Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
artigo - Open Access.
Estilos de Aprendizagem e Facebook: Um experimento metodológico
Facebook and Learning Styles: A Methodological Experiment
SPADA, Daniele ; COUTO, Rita Maria de Souza ; RIBEIRO, Flávia Nizia ;
artigo:
Ao aproximar Estilos de Aprendizagem e Facebook, este artigo pretende mostrar a importância e valorização dos experimentos pedagógicos para inovação no ensino de design. Mudanças metodológicas, aparentemente pequenas, podem produzir resultados positivos na construção do conhecimento. Estas mudanças precisam ser compartilhadas, aperfeiçoadas e enriquecidas mediante a troca acadêmica e científica entre pares do campo do design. Para que esta troca ocorra, este artigo apresenta a documentação do processo e coleta de dados pelos quais, podemos comunicar os resultados a serem validados ou refutados, contribuindo assim, para a inovação em contextos educacionais. A primeira parte do artigo discorre sobre os Estilos de Aprendizagem Felder-Soloman (EAFS) e suas implicações no ensino de design; a segunda parte apresenta o experimento metodológico e a estrutura proposta a realização; por fim, é apresentada uma reflexão sobre os resultados obtidos e o apontamento de novos caminhos traçados para o ensino de design.
artigo:
When approaching Learning Styles and Facebook, this article intends to show the importance and valorization of the pedagogical experiments for innovation in the teaching of design. Methodological changes, apparently small, can produce positive results in the construction of knowledge. These changes need to be shared, improved, and enriched through academic and scientific exchange among peers in the design field. For this exchange to occur, this article presents the process documentation and data collection by which we can communicate the results to be validated or refuted, thus contributing to innovation in educational contexts. The first part of the article discusses the Felder-Soloman Learning Styles (EAFS) and their implications for design teaching; the second part presents the methodological experiment and the structure proposed the realization; finally, a reflection on the results obtained and the identification the identification of new paths traced to the teaching of design.
Palavras-chave: experimento; aprendizagem; Facebook,
Palavras-chave: experiment; learning; Facebook,
DOI: 10.5151/ped2018-2.2_ACO_12
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
SPADA, Daniele; COUTO, Rita Maria de Souza; RIBEIRO, Flávia Nizia; "Estilos de Aprendizagem e Facebook: Um experimento metodológico", p. 778-791 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-2.2_ACO_12
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações