Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE
Farias, Bruno Serviliano Santos ; Costa, Andréa Katiane Ferreira ; Marques, Arthur ; Rodrigues, Ana Luiza Lima ; Noronha, Raquel Gomes ; Guimarães, Márcio James Soares ;
Artigo Completo:
Este trabalho faz parte doProjeto de pesquisa “Mediação do design no processo de aprendizagem na terceiraidade” desenvolvido pelo NIDA – Núcleo de Pesquisa em Imagens, Design eAntropologia, do curso de Design, da UFMA. Este segmento da pesquisa se ocupaem analisar as estratégias adotadas pela Universidade da Terceira Idade da UFMA.Para tal, foi empregada a pesquisa etnográfica com observações em aulas,entrevistas com docentes. A conclusão da pesquisa aponta para a importância doambiente de ensino no processo de aprendizagem na terceira idade bem como oscomponentes afetivos contribuem para construir um ambiente seguro e estimulantepara os discentes aprenderem, assim, pode-se pensar na contribuição do designno processo de aprendizagem.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Estratégia de Ensino. Processo de Aprendizagem. Terceira Idade,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0222
Referências bibliográficas
- [1] BARTHES, Roland. O grão da voz. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
- [2] BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
- [3] DALBOSCO, Claudio A. Kant & a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
- [4] CLIFFORD, James. Routes: travel and translation in the twentieth century. Cambridge: Harvard University Press, 1997.
- [5] CUBA, Conceição de Mara G. Braga. Guarnicê e cidadania na amizade dos idosos cariocas e ludovicenses. São Luis: Edufma, 201
- [6] DAMATTA, Roberto. O ofício do etnólogo, ou como ter ―Anthropological Blues. In: NUNES, E. O. A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. p. 23-35.
- [7] ERIKSON, E. H. Identidade, Juventude e Crise. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1976.
- [8] SHIRAIWA, Juliana Couto Silva. O reconhecimento de pictogramas em interface gráfica digital pelo usuário idoso – o caso do Portal Pró-cidadão da PMF. (Dissertação) Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2008, Florianópolis.
- [9] SKINNER, Burrhus Frederic; VAUGHAN, M. E. Viva bem a velhice: aprendendo a programar a sua vida. São Paulo: Summus, 1985
- [10] VIANIN, Pierre. Estratégias de ajuda a alunos com dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2003
Como citar:
Farias, Bruno Serviliano Santos; Costa, Andréa Katiane Ferreira; Marques, Arthur; Rodrigues, Ana Luiza Lima; Noronha, Raquel Gomes; Guimarães, Márcio James Soares; "ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA MEDIAÇÃO DO DESIGN NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE", p. 2595-2605 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0222
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações