Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E CULTURA COMO DIRECIONADORES DE INOVAÇÃO: UM MODELO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS

STRATEGY, LEADERSHIP AND CULTURE AS INNOVATION VECTORS: A MODEL FOR SMALL BRAZILIAN COMPANIES

Marcon, Gabriela Almeida ; Furlani, Maria José Hile ; Pires, Gabriela Delcin ;

Poster:

A manutenção da vantagem competitiva depende, atualmente, de iniciativas inovadoras. O fomento da inovação ocorrerá de forma diversa a depender do contexto em que cada organização está inserida. Na economia, o impacto gerado pelas pequenas e médias empresas brasileiras é de extrema importância para o crescimento de emprego e renda em nosso país. Neste contexto, esta pesquisa propõe-se a responder à seguinte questão: Quais critérios integrariam um modelo de processo de inovação para micro e pequenas empresas direcionado pela estratégia, liderança e cultura da organização? O objetivo geral do presente estudo é propor um modelo teórico de processo de inovação voltado para micro e pequenas empresas brasileiras. Apresenta-se uma caracterização das micro e pequenas empresas brasileiras; realizou-se uma revisão da literatura sobre o processo de inovação nas organizações, as características das organizações inovadoras, bem como da cultura e da liderança orientadas à inovação. O artigo está dividido em cinco seções. O modelo teórico proposto não pretende esgotar a discussão sobre o tema.

Poster:

Maintaining competitive advantage depends, currently, of innovative initiatives. Fostering innovation is differently depending on the context in which each organization operates. In economics, the impact generated by small and medium Brazilian companies is extremely important for the growth of employment and income in the country. In this context, this research aims to answer the following question: How to propose an innovation process model for small businesses targeted by strategy, leadership and organizational culture? The overall objective of this study is to propose a theoretical model of the innovation process focused on small Brazilian companies. It presents a characterization of small Brazilian companies. It was carried out a review of the literature on the process of innovation in organizations, the characteristics of innovative organizations regarding leadership, culture and strategy. The paper is divided into five sections. The proposed theoretical model does not exhaust the discussion on the subject.

Palavras-chave: Estratégia, Inovação, Modelo,

Palavras-chave: Strategy, Innovation, Model,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0027

Referências bibliográficas
  • [1] AAGAARD, Annabeth; GERTSEN, Frank. Supporting radical front end innovation: perceived key factors of pharmaceutical innovation. Creativity and Innovation Management, v. 20, n. 4, p. 330-346, 201
  • [2] ALCADIPANI, Rafael; CRUBELLATE, João Marcelo. Cultura organizacional: generalizações improváveis e conceituações imprecisas. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 43, n. 2, p. 64-77, Junho 2003 .
  • [3] BASS, Frank M. A new product growth for model consumer durables. Management Science, v. 15, n. 5, p. 215-227, 1969.
  • [4] BARRETO L. M. T. S., KISHORE A., REIS G. G., BAPTISTA L. L., MEDEIROS C. C. Cultura organizacional e liderança: uma relação possível? R.Adm., São Paulo, v.48, n.1, p-34-52, 2013. BERRY, L. L., SHANKAR, V., PARISH, J. T., CADWALLADER, S., DOTZEL, T. Creating new markets through service innovation. MIT Sloan Management Review, 47(2), 56, 2006.
  • [5] BINA, S. S., Insigniam Corporate CultureReport2012.Insigniam Performance 2012. Disponível em: Acesso em: 31.08.2016.
  • [6] CALDAS, M. Santo de casa não faz milagre: condicionantes nacionais e implicações organizacionais da fixação brasileira pela figura do “estrangeiro”. M. Cultura organizacional e cultura brasileira. Saõ Paulo: Atlas, 1997.
  • [7] CARRAHER, Shawn M.; PARIDON, Terrence J. Entrepreneurship journal rankings across the discipline. Journal of Small Business Strategy, v. 19, n. 2, p. 89-98, 2009.
  • [8] CARUANA, Albert; EWING, Michael T.; RAMASESHAN. Effects of some environmental challenges and centralization on the entrepreneurial orientation and performance of public sector entities. Service Industries Journal, v. 22, n. 2, p. 43-58, 2002.
  • [9] ÇAKAR, Nigar Demircan; ERTÜRK, Alper. Comparing innovation capability of small and medium‐sized enterprises: examining the effects of organizational culture and empowerment. Journal of Small Business Management, v. 48, n. 3, p. 325-359, 2010.
  • [10] CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 20
  • [11] DESMARCHELIER, Benoît; FANG, Eddy S. National culture and innovation diffusion. Exploratory insights from agent-based modeling. Technological Forecasting and Social Change, v. 105, p. 121-128, 2016.
  • [12] DIAMOND, Jerry. Guns, Germs, and Steel: The Fates of Human Societies. New York: WW Norton & Company, 1997.
  • [13] DRUCKER, P.; Innovation and Entrepreneurship. Harper & Row, New York, 1985.
  • [14] FAGERBERG, J. Systems of Innovation: perspectives and challenges. In FAGERBERG, J.; MOWERY, D.C.; Nelson, R. (orgs.) The Oxford Handbook of Innovation. Oxford University Press, 2006.
  • [15] FIGL, Kathrin; RECKER, Jan. Process innovation as creative problem solving: An experimental study of textual descriptions and diagrams. Information & Management, 2016.
  • [16] GEM – The Global Entrepreneurship Monitor.2015 Global Report. Disponível em: < http://www.gemconsortium.org/report>. Acesso em: 07.09.20
  • [17] HUSSAIN, Kashif; KONAR, Rupam; ALI, Faizan. Measuring Service Innovation Performance through Team Culture and Knowledge Sharing Behaviour in Hotel Services: A PLS Approach. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 224, p. 35-43, 2016.
  • [18] IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O Panorama das Políticas Públicas Federais Brasileiras Voltadas para as Empresas de Pequeno Porte. 2016. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=co m_content&view=article&id=28297&Itemid=406 Acesso: 05.09.2016.
  • [19] ISAACSON, Walter. Os inovadores: uma biografia da revolução digital. Companhia das letras: São Paulo, 2014.
  • [20] KENNEDY, Mark Thomas; FISS, Peer Christian. Institutionalization, framing, and diffusion: The logic of TQM adoption and implementation decisions among US hospitals. Academy of Management Journal, v. 52, n. 5, p. 897-918, 2009.
  • [21] LEUZINGER, Roberto; FERNANDES, Fernando. Como alavancar a inovação no Brasil. Harvard Business Review Brasil, web log post, v. 7, 2012. LOVE, E. Geoffrey; CEBON, Peter. Meanings on Multiple Levels: The Influence of Field‐Level and Organizational‐Level Meaning Systems on Diffusion. Journal of Management Studies, v. 45, n. 2, p. 239-267, 2008.
  • [22] LUNDVALL, B. National System of Innovation: Towards a theory of innovation and interactive learning. London-New York, Pinter Publishers: 1992.
  • [23] MAIA, A. F. da S. Inovação em Micro e Pequenas Empresas: Uma Análise do Caso Brasileiro. Dissertação apresentada ao Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2012.
  • [24] MARCIAL, Elaine Coutinho, GRUMBACH, Raul José dos Santos. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
  • [25] MORCILLO, P. Strategic management of technology and innovation. Madrid: Civitas, 1997. MPEs ativas no Brasil.Disponível em acesso em 07.09.2016.
  • [26] NEVES, José Gonçalves das. Clima organizacional, cultura organizacional e gestão de recursos humanos. Lisboa: Editora RH, 2001. NORTHOUSE, Peter G., Leadership: theory and practice, 6 ed. SAGE, 2013
  • [27] PENROSE, Edith. The Theory of the Firm. NY: John Wiley & Sons, 1959.
  • [28] PIDD, Michael. Tools for thinking—Modelling in management science. Journal of the Operational Research Society, v. 48, n. 11, p. 1150-1150, 1997. PORTER, M. E. Competitive Strategy. New York: Free Press, 1980.
  • [29] PRAJOGO, Daniel I. The strategic fit between innovation strategies and business environment in delivering business performance. International Journal of Production Economics, v. 171, p. 241-249, 2016.
  • [30] ROGERS, E.M., Diffusion of Innovations. The Free Press, 1962.
  • [31] ROSSETTI, A., PACHECO, A. P. R., SALLES, B., GARCIA, M., & SANTOS, N. A organização baseada no conhecimento: novas estruturas, estratégias e redes de relacionamento. Ciência da Informação, 37(1), 61-72. 2008.
  • [32] SCHEIN, E. H. The corporate culture- survival guide. Jossey-Bass: São Francisco, 1999.
  • [33] SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. 3. ed. Jossey-Bass: São Francisco, 2004
  • [34] SZCZEPAŃSKA-WOSZCZYNA, Katarzyna. Leadership and organizational culture as the normative influence of top management on employee's behaviour in the innovation process. Procedia Economics and Finance, v. 34, p. 396-402, 015.
  • [35] TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: Como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Tradução Marcello Lino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
  • [36] TEZA, P., DANDOLIN, G., de SOUZA, J. A., MIGUEZ, V. B., FERNANDES, R. F., &MIGUEL, P. A. C. Modelos de front end da inovação: similaridades, diferenças e perspectivas de pesquisa. Production, 25(4), 851-863, 2015. TIDD, Joe. BESSANT, John. Inovação e Empreendedorismo: Administração. Bookman Editora, 2009.
  • [37] TIDD, Joe; BESSANT, John; PAVITT, Keith. Gestão da Inovação. 3ª edição. Artmed Editora, 2008.
  • [38] TIDD, Joe; BESSANT, John; PAVITT, Keith. Gestão da Inovação. 5ª edição. Bookman Editora, 2015.
  • [39] TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, v. 14, n. 3, p. 207-222, 2003. VON HIPPEL, Eric. Democratizing innovation: The evolving phenomenon of user innovation. Journal für Betriebswirtschaft, v. 55, n. 1, p. 63-78, 2005.
  • [40] YANG, Jen-Te. Knowledge sharing: Investigating appropriate leadership roles and collaborative culture. Tourism Management, v. 28, n. 2, p. 530-543, 2007.
  • [41] YUKL, G. Leadership in organizations. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1994.
  • [42] ZANELLI J. C., ANDRADE J. E. B., BASTOS A.
  • [43] V. B., Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil, 2. ed, Artmed, Porto Alegre, 2014.
Como citar:

Marcon, Gabriela Almeida; Furlani, Maria José Hile; Pires, Gabriela Delcin; "ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E CULTURA COMO DIRECIONADORES DE INOVAÇÃO: UM MODELO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS", p. 240-248 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0027

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações