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ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA ELETRÔNICA BRASILEIRA E CHINESA: UMA MENSURAÇÃO A PARTIR DA ABORDAGEM DO DIAMANTE DUPLO GENERALIZADO

Competitive Strategies in the Electronics Industry in Brazil and China: a measure under the generalized double diamond approach

ANSANELLI, Stela Luiza de Mattos ; OLIVEIRA, Conrado de Castro ;

Artigo:

A indústria eletrônica é essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico, por incorporar valor agregado, aumentar a eficiência e produtividade e estar na base de quase todos os setores da economia. Nas últimas décadas, a China tem se destacado como principal ofertante no mercado mundial do setor, enquanto no Brasil existem sérias fragilidades competitivas. Contribuindo para a discussão sobre a direção que o setor deveria seguir, o objetivo deste trabalho é mensurar a competitividade da indústria eletrônica nesses dois países e estimar qual é a melhor estratégia competitiva para a indústria brasileira, tomando como referência a chinesa. Por meio do modelo do diamante duplo generalizado, verificou-se que a competitividade internacional do setor na China é bastante elevada, mas no Brasil depende de variáveis domésticas. A melhor estratégia para o complexo eletrônico nacional é a diferenciação, pois resultaria em um aumento de 4% na sua competitividade em um mercado de trilhões de dólares.

Artigo:

The electronics industry is essential to stimulate economic development; because it incorporates aggregated value, increases efficiency and productivity, and is present in almost all sectors of the economy. In the last decades, China has stood out as the main provider in the worldwide market of the sector, while in Brazil there are still serious competitive fragilities. In order to contribute to the discussion about the direction the sector should take, the objective of this paper is to measure the competitiveness of the electronics industry in both countries and to estimate what is the best competitive strategy for Brazil in relation to China. Through the generalized double diamond model, it was verified that the international competitiveness of China is very strong, but in Brazil the competitiveness depends heavily on domestic variables. The best strategy for the national electronics industry is a differentiation strategy, because it would result in an increase of 4% in its competitiveness in a trillion-dollar market.

Palavras-chave: Estratégia competitiva; indústria eletrônica; Brasil; China,

Palavras-chave: Competitive Strategy; Electronics Industry; Brazil; China,

DOI: 10.5151/engpro-1enei-028

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Como citar:

ANSANELLI, Stela Luiza de Mattos; OLIVEIRA, Conrado de Castro; "ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA ELETRÔNICA BRASILEIRA E CHINESA: UMA MENSURAÇÃO A PARTIR DA ABORDAGEM DO DIAMANTE DUPLO GENERALIZADO", p. 480-496 . In: Anais do 1º Encontro da Nacional de Economia Industrial e Inovação [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-1enei-028

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