Outubro 2024 vol. 9 num. 1 - 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil
Psicologia - Open Access.
ESTRATÉGIAS DE ACOLHIMENTO, PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E DISCUSSÃO DE BIOÉTICA PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: O CASO DE UM NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE MENTAL DO UNIVERSITÁRIO E SEUS IMPACTOS INDIRETOS NA SAÚDE INFANTIL
ESTRATÉGIAS DE ACOLHIMENTO, PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E DISCUSSÃO DE BIOÉTICA PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: O CASO DE UM NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE MENTAL DO UNIVERSITÁRIO E SEUS IMPACTOS INDIRETOS NA SAÚDE INFANTIL
Duran, Cinthya Cosme Gutierrez ; Uga, Daniela Alessandra ; Horliana, Anna Carolina Ratto Tempestini ; Motta, Lara Jansiski ; Ferrari, Raquel Agnelli Mesquita ; Cecatto, Rebeca Boltes ; Bussadori, Sandra Kalil ; Fernandes, Kristianne Porta Santos ;
Psicologia:
O Núcleo de Atendimento à Saúde Mental do Universitário (NASMU) é um projeto de extensão da Universidade Nove de Julho, que oferece acolhimento, suporte psicológico e ações de educação em saúde para jovens universitários. Criado para responder ao crescente aumento de demandas relacionadas à saúde mental, especialmente entre estudantes das áreas de Medicina, Psicologia, Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, o NASMU tem como objetivo promover a saúde mental e prevenir o adoecimento entre aqueles que estarão diretamente envolvidos no cuidado da saúde da população. A partir de 2012, quando estudantes nascidos entre 1995 e 2007 começaram a ingressar na universidade, observou-se um aumento expressivo em crises de ansiedade, ideações suicidas, comportamentos autolesivos e outras expressões de sofrimento mental. Esses jovens, conhecidos como nativos digitais, tiveram suas experiências de infância e adolescência impactadas significativamente pelo uso de smartphones e mídias sociais, efeitos que se tornaram ainda mais evidentes após a pandemia de Covid-19. Nos últimos dois anos (2022 e 2023), o NASMU atendeu 2.307 estudantes universitários. Apesar de ser uma intervenção breve e focal, essa ação contribuiu para a promoção de uma cultura de autocuidado e para a ampliação da compreensão das implicações éticas no cuidado com o outro. O modelo proposto pelo NASMU possui potencial para ser replicado em outras instituições de ensino, com foco na formação e educação de crianças e adolescentes, ampliando assim seu impacto na saúde mental de diferentes populações.
Psicologia:
O Núcleo de Atendimento à Saúde Mental do Universitário (NASMU) é um projeto de extensão da Universidade Nove de Julho, que oferece acolhimento, suporte psicológico e ações de educação em saúde para jovens universitários. Criado para responder ao crescente aumento de demandas relacionadas à saúde mental, especialmente entre estudantes das áreas de Medicina, Psicologia, Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, o NASMU tem como objetivo promover a saúde mental e prevenir o adoecimento entre aqueles que estarão diretamente envolvidos no cuidado da saúde da população. A partir de 2012, quando estudantes nascidos entre 1995 e 2007 começaram a ingressar na universidade, observou-se um aumento expressivo em crises de ansiedade, ideações suicidas, comportamentos autolesivos e outras expressões de sofrimento mental. Esses jovens, conhecidos como nativos digitais, tiveram suas experiências de infância e adolescência impactadas significativamente pelo uso de smartphones e mídias sociais, efeitos que se tornaram ainda mais evidentes após a pandemia de Covid-19. Nos últimos dois anos (2022 e 2023), o NASMU atendeu 2.307 estudantes universitários. Apesar de ser uma intervenção breve e focal, essa ação contribuiu para a promoção de uma cultura de autocuidado e para a ampliação da compreensão das implicações éticas no cuidado com o outro. O modelo proposto pelo NASMU possui potencial para ser replicado em outras instituições de ensino, com foco na formação e educação de crianças e adolescentes, ampliando assim seu impacto na saúde mental de diferentes populações.
Palavras-chave: Saúde Mental;, Educação em Saúde;, Bioética;, Impacto na Saúde Infantil, Suporte Emocional,
Palavras-chave: Saúde Mental;, Educação em Saúde;, Bioética;, Impacto na Saúde Infantil, Suporte Emocional,
DOI: 10.5151/sabara2024-3062
Referências bibliográficas
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Como citar:
Duran, Cinthya Cosme Gutierrez; Uga, Daniela Alessandra; Horliana, Anna Carolina Ratto Tempestini; Motta, Lara Jansiski; Ferrari, Raquel Agnelli Mesquita; Cecatto, Rebeca Boltes; Bussadori, Sandra Kalil; Fernandes, Kristianne Porta Santos; "ESTRATÉGIAS DE ACOLHIMENTO, PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E DISCUSSÃO DE BIOÉTICA PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: O CASO DE UM NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE MENTAL DO UNIVERSITÁRIO E SEUS IMPACTOS INDIRETOS NA SAÚDE INFANTIL", p. 481-484 . In: Anais do 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/sabara2024-3062
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