Março 2016 vol. 2 num. 5 - 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável
Artigo Completo - Open Access.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DESIGN E SUSTENTABILIDADE
Pazmino, Ana Veronica ;
Artigo Completo:
Este artigo apresenta a aplicação de estratégias de ensinagem com ênfase na aprendizagem significativa na disciplina de Design e Sustentabilidade no curso de graduação em design da UFSC. Trata-se de estratégias que visam tornar possível o ato cognitivo de aprender, para que os alunos possam compreender de forma significativa a multidisciplinaridade do campo do design, e para que o tema da sustentabilidade seja motivo de reflexão. O artigo também trata as premissas teóricas de ensino e aprendizagem e da necessidade do professor colaborar com a aprendizagem dos alunos e melhorar a qualidade do ensino por meio de estratégias e atividades que ajudem na obtenção de uma aprendizagem significativa, tornando-o um facilitador na produção do conhecimento.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Pedagogia do Design, Estratégias de Ensinagem, Design e Sustentabilidade,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-sbds15-3st6013a
Referências bibliográficas
- [1] ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. / organizado por ANASTASIOU e ALVES. 6. ed.- Joinville: UNIVILLE, 2006.
- [2] AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Portugal: Paralelo Editora, 2003.
- [3] BENEDITO, Antolí Vicente et al. La Formación universitária a debate. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1995.
- [4] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paul: Ed. Paz e Terra, 1996.
- [5] GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
- [6] MASETTO, Marcos T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In Temas e textos em metodologia do ensino superior. Organizado por CASTANHO, Sergio e CASTANHO, Maria Eugenia. Papirus Editora, 83-102 pp. 2001
- [7] MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
- [8] PAZMINO, Ana Veronica. Modelo de ensino de métodos de design de produtos. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2010.
- [9] PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2008.
- [10] TEIXEIRA, Gilberto. Elaboração de objetivos educacionais no ensino superior. In: Ser professor universitário, 2006. (http://www.serprofessoruniversitario.pro.br)
Como citar:
Pazmino, Ana Veronica; "ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DESIGN E SUSTENTABILIDADE", p. 267-277 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-sbds15-3st6013a
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações