Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020
Artigo completo - Open Access.
Estratégias de Proximidade & Espaço Educativo:das pichações às inscrições relacionais na Escolade Design
Proximity Strategies & Educational Space:from graffiti to relational inscriptions at the Design School
Adverse, Angélica Oliveira ;
Artigo completo:
O artigo aborda a dimensão relacional das pichações efetuadas ao longo dos anos de 2013 a 2018 emalguns espaços do antigo prédio da Escola de Design /UEMG. Essas ações colocam em questão aexperiência relacional no espaço educativo. Pontuaremos como essas reflexões revelam experiênciascontextuais, transformando-se em índice de lutas e negociações do plano simbólico comunitário. Paraalém da ideia da insurgência, as pichações explicitam o problema discutido por Walter Benjamin arespeito do empobrecimento da experiência, pois elas desvelam a impossibilidade de partilhas noespaço social moderno. Pretendemos interrogar a respeito do investimento afetivo nessas inscriçõeserigidas pela comunidade discente. Problematizaremos como a comunicação desses afetos poderia serarticulado por intermédio de prática de projetos, colocando em questão, a construção coletiva dodiscurso no ambiente de aprendizagem. Assim, pensamos as inscrições como situações complexas queintegram problemas sociais e pedagógicos na coexistência do ensino acadêmico e da sociedade.
Artigo completo:
The article addresses the relational dimension of tags carried out from 2013 to 2018 in some spacesof the old building of the School of Design / UEMG. These actions call into question the relationalexperience in the educational space. We will point out how these reflections reveal contextualexperiences, becoming an index of struggles and negotiations of the community symbolic plan. Inaddition to the insurgency idea, the tags explain the problem discussed by Walter Benjamin regardingthe impoverishment of the experience, as they reveal the impossibility of sharing in the modern socialspace. We intend to inquire about the affective investment in these inscriptions erected by the studentcommunity. We will discuss how the communication of these affects could be articulated through thepractice of projects, calling into question the collective construction of discourse in the learningenvironment. Thus, we think of inscriptions as complex situations that integrate social andpedagogical problems in the coexistence of academic education and society.
Palavras-chave: estratégias de proximidade; espaço educativo; pichações, experiência; design,
Palavras-chave: proximity strategies; educational space; tags, experience; design,
DOI: 10.5151/cid2020-68
Referências bibliográficas
- [1] ARROYO, Miguel. Outros Sujeitos. Outras Pedagogias. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
- [2] BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo: Perspectiva, 1999.
- [3] BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
- [4] BOURRIAUD, Nicolas. Pós-Produção: Como a Arte Reprograma o Contemporâneo. São Paulo Martins Fontes, 2009.
- [5] BRAGA, Marcos da Costa. O Papel Social do Designer. São Paulo: SENAC, 2011.
- [6] CARDOSO, Rafael. Design para um Mundo Complexo. São Paulo: Cosac Naif, 2013.
- [7] FLUSSER, Vilem. O Mundo Codificado. São Paulo; Cosca Naif, 2008.
- [8] FOUCAULT, Michel. Tecnologias de Si. São Paulo: Verve, 2004, Nº6, pp.321-360.
- [9] FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz & Terra, 2000.
- [10] FREIRE, Paulo. Pedagogia da Solidariedade. São Paulo: Paz & Terra, 2016.
- [11] GHEL, Jan. Cidade para Pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
- [12] GHEL, Jan; SVARRE, Britte. A Vida na Cidade como Estudar. São Paulo: Perspectiva, 2018.
- [13] HUYGHE, Pierre-Damien. À Quoi Tient le Design. Paris: L’incidence, 2014.
- [14] IS. SITUACIONISTA: teoria e prática da revolução. São Paulo: Conrad, 2002.
- [15] LEMOINE, Stéphane. Un Art Manifest? In: TESSIER, Yan. Les Murs Reevoltés. Quand le Street Art parle Social et Politique. Paris: Gallimard, 2015,
- [16] LLANSOL, Maria Gabriela. Numerosas Linhas. Livro das Horas III. Lisboa: Francisco & Alvim, 2013.
- [17] MANZINI, Ezio. Design para a Inovação Social e Sustentabilidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
- [18] MANZINI, Ezio. Design para Inovação Social e Sustentabilidade. Rio de Janeiro: E-Pappers, 2008.
- [19] SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo. Um Novo Design para o Ensino e a Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
- [20] THOREAU, Henri David. Desobediência Civil. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
Como citar:
Adverse, Angélica Oliveira; "Estratégias de Proximidade & Espaço Educativo:das pichações às inscrições relacionais na Escolade Design", p. 885-898 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cid2020-68
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações