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Estratificação de carga de etanol em motores de ignição por faísca de injeção direta

Ethanol charge stratification in direct injection spark ignition engines

PEREIRA, B. S. ; TRIELLI, M. A. ; DENIZ, J. ; MOSCARDINI, D. ; LAGANÁ, A. A. M. ; FLEURY, A. D. T. ; ROVAI, F. F. ; UEHARA, S. ;

Trabalho completo:

Este artigo mostra resultados obtidos durante os trabalhos realizados em bancada dinamométrica onde foi instalado um motor de 2.0 litros de cilindrada total, sobrealimentado e equipado com injeção direta de gasolina. O principal objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade de aplicação da estratificação de carga usando etanol como combustível. Condições estáveis de funcionamento do motor em modos de carga homogêneo e estratificado, quer com o uso de gasolina, quer com o uso do etanol, foram identificadas e exploradas. Variando valores de parâmetros tais como relação ar-combustível relativa (lambda-λ), pressão de combustível, posição dos flaps do coletor de admissão, rotação e torque, buscou-se detectar mudanças na eficiência global do motor. Também foi explorado o efeito do uso de injeções parciais múltiplas (split). Para tanto, foi usada uma nova ECU desenvolvida para este propósito e, com ela, os resultados obtidos para o funcionamento do motor em baixas cargas em diversas rotações demonstram grande potencial de aplicação do etanol com significativos aumentos nas eficiências globais do motor.

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This article shows the results obtained during the work carried out on a dynamometric bench where was install a 2.0-litre engine with a total displacement, supercharged and equipped with gasoline direct injection. The main aim of this work is to verify the feasibility of applying charge stratification using ethanol as fuel. Stable engine operating conditions in homogeneous and stratified charge modes, either with the use of gasoline, either with the use of ethanol, were found and explored. By varying parameter values such as relative air-to-fuel ratio (lambda-λ), fuel injection pressure, position of the intake manifold flaps, speed and torque, it was sought to detect changes in the engine

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP80

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Como citar:

PEREIRA, B. S.; TRIELLI, M. A.; DENIZ, J.; MOSCARDINI, D.; LAGANÁ, A. A. M.; FLEURY, A. D. T.; ROVAI, F. F.; UEHARA, S.; "Estratificação de carga de etanol em motores de ignição por faísca de injeção direta", p. 443-451 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP80

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