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Estrutura Organizacional e Funcionamento das Universidades Brasileiras: revisão de literatura

Santos, Mario Rosa dos ; Chaves, Manoel Rodrigues ; Silva, André Vasconcelos da ; Neves, Fausto Teodoro ;

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Estrutura organizacional é uma organização, um grupo de pessoas que trabalham juntas para atingir metas comuns. Uma organização ao definir seus objetivos dá razões à sua existência, pois, a alta administração determina a direção da organização ao definir seus objetivos, estabelecer metas para atingi-los e formular estratégias para alcançar suas metas. As metas são os alvos da administração para atingir seus objetivos. As estratégias são planos de ações específicas que permitem a organização atingir as metas, e por consequência os objetivos. Esses são os elementos essenciais da estrutura organizacional. A coordenação das estruturas organizacionais discute as vantagens e desvantagens da amplitude de controle, centralização e formalização, e relaciona esses elementos às estruturas organizacionais orgânicas e mecanicistas; identifica e avalia os tipos de departamentalização, explica como funciona o ambiente externo, o tamanho da organização, a tecnologia e a estratégia. O presente estudo aborda a estrutura organizacional e participação no processo de gestão em universidades brasileiras, que visam introdução de novos arranjos organizacionais e de novos mecanismos de gestão para obtenção de mais eficiência no gasto público e sistemas educacionais eficientes e efetivos, com controle de resultados, da produtividade, dos custos, das metas, dos indicadores e do contrato de gestão, entre outros temas.

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Palavras-chave: organização; inovação; desempenho,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-013

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Como citar:

Santos, Mario Rosa dos; Chaves, Manoel Rodrigues; Silva, André Vasconcelos da; Neves, Fausto Teodoro; "Estrutura Organizacional e Funcionamento das Universidades Brasileiras: revisão de literatura", p. 144-157 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-013

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