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ESTRUTURAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CT&I NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS UTILIZANDO UMA MULTIMETODOLOGIA

ESTRUTURAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CT&I NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS UTILIZANDO UMA MULTIMETODOLOGIA

Santos, Ademilton Grassiane dos ; Ribeiro, Adriana Martins ; Silva, Amanda Cecília Simões da ; Belderrain, Mischel Carmen Neyra ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta a aplicação de uma multimetodologia para estruturação de problemas composta por Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA) envolvendo desenvolvimento de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Após a contextualização do problema, é apresentada a multimetodologia empregada para o estudo de caso, bem como sua aplicação e as dificuldades encontradas. Com a aplicação da multimetodologia, observou-se que uma das grandes vantagens de sua utilização foi que esta auxiliou o entendimento da situação problemática por meio de representações baseadas nos pontos de vistas das diversas partes interessadas, possibilitando consolidar uma visão holística da situação problemática estudada, bem como, aponta ações que podem auxiliar a transformar a situação problemática em uma situação ideal.

Artigo Completo:

Este artigo apresenta a aplicação de uma multimetodologia para estruturação de problemas composta por Soft Systems Methodology (SSM) e Strategic Options Development and Analysis (SODA) envolvendo desenvolvimento de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Após a contextualização do problema, é apresentada a multimetodologia empregada para o estudo de caso, bem como sua aplicação e as dificuldades encontradas. Com a aplicação da multimetodologia, observou-se que uma das grandes vantagens de sua utilização foi que esta auxiliou o entendimento da situação problemática por meio de representações baseadas nos pontos de vistas das diversas partes interessadas, possibilitando consolidar uma visão holística da situação problemática estudada, bem como, aponta ações que podem auxiliar a transformar a situação problemática em uma situação ideal.

Palavras-chave: Métodos de Estruturação de Problemas; Multimetodologia; Gestão de Projetos.,

Palavras-chave: Métodos de Estruturação de Problemas; Multimetodologia; Gestão de Projetos.,

DOI: 10.5151/spolm2019-092

Referências bibliográficas
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Como citar:

Santos, Ademilton Grassiane dos; Ribeiro, Adriana Martins; Silva, Amanda Cecília Simões da; Belderrain, Mischel Carmen Neyra; "ESTRUTURAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CT&I NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS UTILIZANDO UMA MULTIMETODOLOGIA", p. 1243-1258 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-092

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