Novembro 2015 vol. 3 num. 1 - 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química
Completo - Open Access.
Estudo da Estabilidade Térmica de Pneumáticos através da TG, DTG e DSC.
STUDY OF THERMAL STABILITY OF TIRE THROUGH TG, DTG AND DSC
MAIA, Yanne Fernandes ; SILVA, Antônio Alex de Lima ; SOUZA, Luiz Di ; BATISTA, Ana Cláudia de Melo Caldas ; MARTINS, Daniel Freitas Freire ;
Completo:
A degradação térmica ocorrida em pneumáticos seja por queimadas ou quando expostos à temperaturas ambientes elevadas, ocasiona prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente pelas emissões liberadas. Neste trabalho foi estudada a estabilidade térmica de pneumáticos através da Termogravimetria (TG), Termogravimetria Derivada (DTG) e Termogravimetria Exploratória Diferencial (DSC). As análises termoanalíticas foram realizadas em amostras do pó da banda de rodagem de pneus de duas marcas comercializadas no Rio Grande do Norte. Inicialmente, foram utilizadas amostras em condições naturais da mesma forma que foram fornecidas pelos fabricantes. Em seguida, antes da realização das análises termoanalíticas, as amostras foram submetidas ao aquecimento durante 4 horas em duas diferentes temperaturas, 40°C e 60°C, com o intuito de verificar possíveis modificações nos comportamentos térmicos após submetidos a um aquecimento sob temperatura constante, simulando as condições de uso do material. Através das análises, foram observados eventos correspondentes a perda de massa das amostras, onde essa perda é atribuída a materiais como óleo, aditivos orgânicos, borracha natural (NR), borracha de butadieno estireno (SBR), entre outros elastômeros presentes em sua composição. Através dos resultados constatou-se que o primeiro fabricante obteve resultados satisfatórios, apresentando resistência as temperaturas que foram submetidas antes das análises. Também foi observado que a banda de rodagem pertencente ao segundo fabricante é composta por aditivos que são sensíveis as temperaturas 40°C e 60°, que utilizado em regiões mais quentes como Norte e Nordeste, provavelmente, ocorrerá um desgaste precoce do pneu, contribuindo para o crescimento do acúmulo de pneus inservíveis em aterros, também favorecendo ao aparecimento de doenças, alagamentos, queima imprópria gerando gases prejudiciais à saúde da população em geral.
Completo:
The thermal degradation occurred in tires either by burning or when exposed to high ambient temperatures, causes harm to public health and the environment, by emissions released. This work presents a study about thermal stability of tires by Thermogravimetry (TG), Derivative Thermogravimetry (DTG) and Exploratory Differential Thermogravimetry (DSC). The thermoanalytical analyzes were performed on tire tread powder samples of two brands marketed in Rio Grande do Norte (Brazil). Initially samples were used in natural conditions of the same way as supplied by the manufacturers. Then, before performing thermoanalytical analysis, the samples were submitted to heating for 4 hours at two different temperatures, 40 °C and 60 °C, in order to evaluate possible changes in the thermal behavior after subjected to a heating under constant temperature by simulating the conditions of use of the material. Chemical analysis events were observed corresponding to loss of sample mass, where this loss is attributed to materials such as oil, organic additives, natural rubber (NR), styrene-butadiene rubber (SBR), and other elastomers present in the composition. From the results it was found that the first manufacturer obtained satisfactory results, presenting resistance to temperatures which were subjected before analysis. It was also observed that the tire tread belonging to the second manufacturer comprises additives which temperatures are sensitive 40 °C and 60 °C that used in warmer regions such as North and Northeast will cause a premature wear of the tire, contributing to the growth of the accumulation of waste tires in landfills, also favoring the onset of diseases, flooding, improper burning generating gases harmful to the health of the general population.
Palavras-chave: Análise térmica; Pneumáticos; Banda de rodagem; Degradação térmica; Estabilidade térmica.,
Palavras-chave: Thermal analysis; Tires; Tire tread; Thermal degradation; Thermal Stability.,
DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eng8
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Como citar:
MAIA, Yanne Fernandes; SILVA, Antônio Alex de Lima; SOUZA, Luiz Di; BATISTA, Ana Cláudia de Melo Caldas; MARTINS, Daniel Freitas Freire; "Estudo da Estabilidade Térmica de Pneumáticos através da TG, DTG e DSC.", p. 952-962 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings]..
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-4043,
DOI 10.5151/chenpro-5erq-eng8
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