Julho 2017 vol. 1 num. 4 - Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica
Artigo Completo - Open Access.
ESTUDO DA FRIABILIDADE DA SOJA EM UNIDADE PILOTO DE TRANSPORTE PNEUMÁTICO
OLIVEIRA, V. S. R. ; PEREIRA, M. L. ; MALAFATTI, A. R. ; PEDRO, B.V.D. ; PEREZ, V. B. ; ROSA, V.S. ; MORAES, M.S. ; SANTOS, A.R. ; MORAES, D. ;
Artigo Completo:
O transporte pneumático é uma operação unitária utilizada no deslocamento de material particulado como pellets de polietileno e grãos como soja, milho e feijão. O processo consiste na movimentação dos sólidos no interior de um duto, por meio de ar ou gás inerte. A friabilidade dos sólidos neste transporte é função principalmente da velocidade do gás e vazão das partículas em contato com as singularidades e dutos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a friabilidade da soja em uma unidade piloto de transporte pneumático. O equipamento utilizado consistiu de 6,13 m de duto reto de acrílico extrudado com 117 mm de diâmetro interno, um ciclone, duas curvas de 90° e um tê saída de lado com e sem prolongamento. Foram realizados 90 ensaios para as vazões de soja de 95,1; 368,5 e 564,4 kg/h. O gás usado foi o ar e sua velocidade foi mantida em 12 m/s, mínima necessária para que o material permanecesse em suspensão ao ser transportado. Os resultados indicaram a menor quebra da soja utilizando a singularidade tê saída de lado com prolongamento de 90 mm na base do equipamento (formação de um colchão amortecedor). A menor vazão de soja apresentou maior quebra, cerca de 0,2% da massa total.
Artigo Completo:
Palavras-chave: transporte pneumático,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-128
Referências bibliográficas
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Como citar:
OLIVEIRA, V. S. R.; PEREIRA, M. L.; MALAFATTI, A. R.; PEDRO, B.V.D.; PEREZ, V. B.; ROSA, V.S.; MORAES, M.S.; SANTOS, A.R.; MORAES, D.; "ESTUDO DA FRIABILIDADE DA SOJA EM UNIDADE PILOTO DE TRANSPORTE PNEUMÁTICO", p. 740-745 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711.
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-128
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