Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE SAIS DE SÓDIO NA MASSA ESPECÍFICA E SÓLIDOS TOTAIS EM UMA SOLUÇÃO AQUOSA DE LIGNINA KRAFT

STUDY OF THE INFLUENCE OF SODIUM SALTS IN THE DENSITY AND TOTAL SOLIDS ON AN AQUOUS SOLUTION OF KRAFT LIGNIN

GOMES, LUÍSA CLEMENTE MAGALHÃES ; DANGELO, JOSé VICENTE HALLAK ; CRUZ, VITOR MACHADO VIANA ; PROENçA, GIOVANNA SIMõES ; DANGELO, JOSÉ VICENTE HALLAK ; , ;

Artigo:

Na produção de celulose, o licor negro é obtido como subproduto da etapa de polpação. Ele é formado principalmente por água, lignina (proveniente da madeira) e sais de sódio (Na2SO4 e Na2CO3 em maior quantidade). Esses últimos são gerados a partir do licor branco, solução utilizada para digerir a madeira. No processo Kraft, o mais utilizado mundialmente para polpação de celulose, o licor negro passa por uma unidade de recuperação. Atualmente tem-se investido em procedimentos para recuperar a lignina presente no licor. Para operar todos esses processos que envolvem a manipulação do licor com maior eficiência, é necessário conhecer suas propriedades físico-químicas. São essas propriedades que definem como o licor se comporta nas unidades industriais, sendo influenciadas pela composição química da solução. Assim, o licor foi reproduzido em laboratório a partir de concentrações controladas dessas três substâncias principais que o compõem e foram analisadas as influências que essas possuem sobre a massa específica e sólidos totais do licor.

Artigo:

Palavras-chave: PROCESSO KRAFT; EXTRAçãO DE LIGNINA; LICOR NEGRO,

Palavras-chave: KRAFT PROCESS; LIGNIN EXTRACTION; BLACK LIQUOR,

DOI: 10.5151/cobecic2019-FTSP48

Referências bibliográficas
Como citar:

GOMES, LUÍSA CLEMENTE MAGALHÃES; DANGELO, JOSé VICENTE HALLAK; CRUZ, VITOR MACHADO VIANA; PROENçA, GIOVANNA SIMõES; DANGELO, JOSÉ VICENTE HALLAK; , ; "ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE SAIS DE SÓDIO NA MASSA ESPECÍFICA E SÓLIDOS TOTAIS EM UMA SOLUÇÃO AQUOSA DE LIGNINA KRAFT", p. 2415-2421 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-FTSP48

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações