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Estudo da utilização de etanol na durabilidade do sistema de emissões de gases do escapamento em motocicletas flex fuel

Study of the use of ethanol in the durability of the exhaust gas emission system in flex fuel motorcycles.

SEDANO, R. ; AZEVEDO, M. J. D. C. R. E. ; RIVELINO, R. O. ; FILHO, E. S. ; ROSA, M. H. ; HORI, F. ; ABE, N. U. ; SAMBUICHI, E. M. ;

Trabalho completo:

O etanol é conhecido como um combustível limpo e renovável que depois da introdução do motor flex fuel em 2003 nos veículos leves e em 2009 nas motocicletas de baixa cilindrada, ganhou um papel importante como uma das matrizes energéticas dos transportes no Brasil. Recentemente, o etanol protagoniza como umas das fontes alternativas para a descarbonização dos transportes, visto que as emissões de gases de efeito estufa (CO2) são consideravelmente reduzidas dentro do ciclo completo do poço a roda. Apesar de todos os benefícios conhecidos do etanol, inclusive na capacidade de redução do nível de carbonização das peças internas do motor em relação à gasolina, o seu impacto a longo prazo na durabilidade do sistema de emissões de gases do escapamento nas motocicletas flex fuel é desconhecido. Esse estudo visa comparar os níveis de emissões de gases entre o etanol e a gasolina em uma motocicleta flex fuel de baixa cilindrada, seguindo procedimentos de ensaio de durabilidade real com acúmulo de rodagem total utilizando o ciclo de condução SRC-LeCV (Standard Road Cycle for L-Category Vehicle) em dinamômetro de chassis, conforme a norma ABNT NBR 17008:2021 - Motociclos e veículos similares - Determinação do fator de deterioração em veículos da categoria L - Requisitos e métodos de ensaio.

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Ethanol is known as a clean and renewable fuel that, after the introduction of the flex fuel engine in 2003 in light vehicles and in 2009 in low-displacement motorcycles, gained an important role as one of the energy sources for transport in Brazil. Recently, ethanol has emerged as one of the alternative sources for the decarbonization of transport, as greenhouse gas (CO2) emissions are considerably reduced within the complete well-to-wheel cycle. Despite all the known benefits of ethanol, including its ability to reduce the level of carbonization of internal engine parts compared to gasoline, its long-term impact on the durability of the exhaust gas emissions system in flex fuel motorcycles is unknown. This study aims to compare the levels of gas emissions between ethanol and gasoline in a low-displacement flex fuel motorcycle, following real durability test procedures with total mileage accumulation using the SRC-LeCV (Standard Road Cycle for L-Category Vehicle) on a chassis dynamometer, in accordance with the ABNT NBR 17008:2021 standard - Motorcycles and similar vehicles - Determination of the deterioration factor in L category vehicles - Requirements and test methods.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP73

Referências bibliográficas
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Como citar:

SEDANO, R.; AZEVEDO, M. J. D. C. R. E.; RIVELINO, R. O.; FILHO, E. S.; ROSA, M. H.; HORI, F.; ABE, N. U.; SAMBUICHI, E. M.; "Estudo da utilização de etanol na durabilidade do sistema de emissões de gases do escapamento em motocicletas flex fuel", p. 386-392 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP73

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