Agosto 2019 vol. 1 num. 6 - XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica
Artigo - Open Access.
ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SÍNTESE DA CELULOSE MICROCRISTALINA OBTIDA A PARTIR DE CELULOSE BRANQUEADA DE BAGAÇO DE CANA
STUDY OF MICROCRYSTALLINE CELLULOSE SYNTHESIS OBTAINED FROM BLEACHED CANE BAGASSE CELLULOSE
SANTOS, GABRIEL DE OLIVEIRA LINO DOS ; FARIA, LUIS FERNANDO FIGUEIREDO ; KAWASHIMA, SUZZI ANNE YUMI ; MORAES, ELISANGELA DE JESUS CANDIDO ; , ;
Artigo:
Este trabalho tem como objetivo a obtenção de celulose microcristalina (MCC) utilizando o método da hidrólise ácida visando à otimização de algumas condições da reação, como a concentração de ácido, razão de massa de celulose por volume de ácido, tempo de reação e temperatura. A matéria prima utilizada foi o bagaço de cana, submetido a vários tratamentos químicos visando à separação das principais frações, obtendo assim uma polpa celulósica mais purificada apta a ser hidrolisada. Para isso foi proposto um planejamento experimental exploratório do tipo fatorial fracionado, a fim de minimizar esforço experimental com economia de tempo e recursos. Como resultado, foi observado que a condição experimental de obtenção de MCC que apresentou os melhores resultados foi concentração de 1,5 mol/L de H2SO4, razão massa/solução de 1:15 (g/mL), temperatura de 85ºC e tempo reacional de 60 minutos. Nesta condição foram obtidos um rendimento de 88,3% e 241 de grau de polimerização.
Artigo:
Palavras-chave: CELULOSE MICROCRISTALINA, BAGAçO DE CANA, HIDRóLISE áCIDA,
Palavras-chave: MICROCRYSTALLINE CELLULOSE, CANE BAGASSE, ACID HYDROLYSIS,
DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP22
Referências bibliográficas
Como citar:
SANTOS, GABRIEL DE OLIVEIRA LINO DOS; FARIA, LUIS FERNANDO FIGUEIREDO; KAWASHIMA, SUZZI ANNE YUMI; MORAES, ELISANGELA DE JESUS CANDIDO; , ; "ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SÍNTESE DA CELULOSE MICROCRISTALINA OBTIDA A PARTIR DE CELULOSE BRANQUEADA DE BAGAÇO DE CANA", p. 2940-2946 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP22
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações