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ESTUDO DAS EMISSÕES DE ÁLCOOL NÃO QUEIMADO E ALDEÍDOS EM VEÍCULO FLEX ANALISADAS PELAS TÉCNICAS DE CROMATOGRAFIA E FTIR.

Silva, Katia C.C. ; Daemme, Luiz Carlos ; Macedo, Valeria ; Penteado, Renato ; Corrêa, Sergio Machado ;

Artigo Completo:

O álcool não queimado (ANQ) é encontrado nas emissões veiculares como resultado da queima incompleta do etanol na câmara de combustão dos motores. O método de determinação de ANQ é normatizado e baseado em cromatografia em fase gasosa. A quantificação de aldeídos também é normatizada e a técnica preconizada é da cromatografia em fase líquida. Outra forma de determinação do ANQ e aldeídos é por FTIR, uma técnica cuja aplicação vem sendo difundida pelas vantagens que oferece. A literatura internacional é carente de resultados comparativos obtidos pelas técnicas normatizadas e por FTIR (para os compostos citados), fato que motivou a realização deste estudo. Para comparação das técnicas foi utilizado um veículo de passeio do ciclo Otto, que foi testado em bancada de dinamômetro chassis no ciclo FTP-75, utilizando-se combustíveis contendo diferentes teores de etanol, a saber: A22, A31, A85 e EHR. As emissões foram medidas pelas técnicas de cromatografia e FTIR e os resultados foram tratados estatisticamente pela ferramenta ANOVA e Teste de Tukey. Para dar consistência estatística, um número mínimo de três testes foi executado com cada combustível. Os resultados das medições de ANQ, por GC e FTIR, são apresentados em forma de gráficos e os valores revelam a mesma tendência, principalmente com uso dos combustíveis A85 e EHR. O mesmo comportamento foi observado para as análises de aldeídos.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2014-67

Referências bibliográficas
Como citar:

Silva, Katia C.C.; Daemme, Luiz Carlos; Macedo, Valeria; Penteado, Renato; Corrêa, Sergio Machado; "ESTUDO DAS EMISSÕES DE ÁLCOOL NÃO QUEIMADO E ALDEÍDOS EM VEÍCULO FLEX ANALISADAS PELAS TÉCNICAS DE CROMATOGRAFIA E FTIR.", p. 471-480 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-67

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