Fevereiro 2024 vol. 2 num. 13 - Plural Design Digital
Resumo - Open Access.
Estudo de caso: produção de um showreel de personagem utilizando motor de jogo
Paper Case study: Character showreel production using a game engine
Zanini, Letícia Maria F ; Vieira, Milton ; Salomão, André ; Andaló, Flávio ; Stolberg, Leonardo ;
Resumo:
Observa-se a necessidade de otimizar a produção de animações 3D no Brasil, buscando compensar a falta de incentivo e visibilidade da indústria e aumentar o volume de produções nacionais do gênero. O objetivo desse artigo é um estudo de caso do processo da produção do showreel de um personagem para animação utilizando motor de jogo, buscando analisar toda a cadeia de produção, incluindo partes envolvendo a utilização de programas como Blender, Unreal Engine 4 e DaVinci, com o intuito de explanar e evidenciar para documentação e utilização de futuras pesquisas. Considerando a proposta deste trabalho de produzir um showreel de personagem para animação em motor de jogos 3D, entende-se que foi obtido sucesso. Foi possível identificar os elementos buscados pelos objetivos, sendo estes: o formato de show-reel, os processos de criação utilizando programas de uso gratuitos demonstrando recursos compatíveis com a metodologia, o personagem 3D animado e sua implementação em um motor de jogos para renderização em tempo real.
Resumo:
The need to optimize the production of 3D animations in Brazil is apparent, aiming to overcome the lack of incentives and visibility in the industry while bolstering the output of domestic productions in this genre. This article presents a case study of the character showreel production process for animation, utilizing a game engine. The objective is to comprehensively analyze the entire production pipeline, encompassing various aspects, including the use of software such as Blender, Unreal Engine 4, and DaVinci. The intention is to elucidate and emphasize these processes for documentation and future research purposes. With the specific goal of creating a character showreel for animation using a 3D game engine, the endeavor can be considered successful. The study successfully identified the elements desired by the objectives, such as the showreel format, the creation processes employing freely available software with compatible resources, the animated 3D character, and its seamless integration into a game engine for real-time rendering.
Palavras-chave: Motor de jogo, Showreel, Animação 3D,
Palavras-chave: Game Engine, Showreel, 3D Animation,
DOI: 10.5151/pluraldesig2023-17
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Como citar:
Zanini, Letícia Maria F; Vieira, Milton; Salomão, André; Andaló, Flávio; Stolberg, Leonardo; "Estudo de caso: produção de um showreel de personagem utilizando motor de jogo", p. 98-99 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/pluraldesig2023-17
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