CONGIC - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Estudo de caso sobre o impacto e a popularização do consumo de roupas transformáveis através do instagram.

Case study on the impact and popularization of the consumption of transformable clothing through instagram.

ALBUQUERQUE, ANA VIVIAN CRISTINA DE ; Larrazábal, Rodrigo Rios de ;

CONGIC:

Este artigo apresenta a relevância das roupas transformáveis no contexto do consumo consciente. As marcas têm investido nesse tipo de peça como uma forma de contornar o fast fashion. Uma marca Recife-PE, a usoassim, criou um macacão transformável chamado "Brecha", que se popularizou entre seus consumidores. O objetivo deste estudo é investigar a possível popularização das peças transformáveis a partir do macacão brecha. Foram analisados o perfil no Instagram da marca, entrevista semiestruturada com os fundadores e formulário com os seguidores. Os resultados apontaram que 77% dos respondentes gostariam de encontrar mais peças transformáveis.

CONGIC:

This article presents the relevance of transformable clothing in the context of conscious consumption. Brands have invested in this type of garment as a way to get around fast fashion. A Recife-PE brand, usoassim, created a transformable jumpsuit called "Brecha", which became popular among its consumers. The aim of this study is to investigate the possible popularization of transformable garments based on the brecha jumpsuit. The brand's Instagram profile, semi-structured interview with the founders and form with the followers were analyzed. The results showed that 77% of the respondents would like to find more transformable pieces.

Palavras-chave: Roupas transformáveis; consumo consciente; slow fashion; experiência; criação de conteúdo,

Palavras-chave: Transformable clothes; Conscious consumption; Slow fashion; Experience; Content creation,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-106_636798

Referências bibliográficas
  • [1] Bedante, G. N., & Slongo, L. A. (2004). O comportamento de consumo sustentável e suas relações com a consciência ambiental e a intenção de compra de produtos ecologicamente embalados. Porto Alegre.
  • [2] Branco, A. Brechó deve passar mercado de fast fashion até 2030. (2022) A Folha de São Paulo, São Paulo, 6.ago.202 Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/brechos-aproveitam-consumidor-em-busca-de-pechincha.shtml. Acesso em: 27 ago de 202
  • [3] CRUZ, Fernando Silva Ferraz da. Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram. São Borja, 2019.
  • [4] DUARTE, Tomás. Mais de 60% das empresas estão preocupadas com a experiência do cliente. Exame, 2022. Disponível em: https://exame.com/bussola/mais-de-60-das-empresas-estao-preocupadas-com-a-experiencia-do-cliente/ Acesso em: 24 set. 22.
  • [5] Gomes, L. A. R. D. (2018). Mapeando brechós: a contribuição do design para o mercado de roupas usadas em Natal (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
  • [6] Gouveia, D. R. (2020). Análise da intenção de compra do consumidor de produtos baseados na economia circular: um estudo aplicado à compra de roupa em segunda mão (Doctoral dissertation, Universidade do Minho (Portugal).
  • [7] Guillermo, Á. (2002). Design: do virtual ao digital. São Paulo: Demais Editora.
  • [8] Jacob, B. (2022). Como aumentar a vida útil das roupas e ajudar a salvar o planeta. BBC Future. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-61252550. Acesso em: 27 ago de 2022.
  • [9] Machado, A. M. D. Vestuário transformável: O contributo de um novo sistema modular. Lisboa, 2011.
  • [10] Maior, Mônica; Storni, Maria. O design de interiores como o objetivo de consumo na sociedade pós-moderna. João Pessoa, 2008.
  • [11] Martins, R. P. (2009). Moda comprometida com a responsabilidade ecológica e social: várias abordagens (Doctoral dissertation, Universidade da Beira Interior).
  • [12] Mecking, Gabriel dos Santos et al. Do conteúdo à crítica: a produção sobre audiovisual do perfil cinema com crítica no Instagram. 2021.
  • [13] MIRANDA, A. P de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017
  • [14] Neto, G., Souza, L., & Scapinello, L. (2010). Reflexões sobre a sustentabilidade no segmento de moda. Anais do, 6, 10.
  • [15] Papanek, V. (1995). The green imperative: ecology and ethics in design and architecture. Thames & Hudson.
  • [16] Puente, B. (2022). Brasil descarta mais de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano. CNN, Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/brasil-descarta-mais-de-4-milhoes-de-toneladas-de-residuos-texteis-por-ano. Acesso em: 27 ago de 2022.
  • [17] Quoquab, F., & Mohammad, J. (2017). Managing sustainable consumption: is it a problem or panacea?. Sustainable Economic Development: Green Economy and Green Growth, 115-125.
  • [18] Ribeiro, L. V. F. (2012). Design de mobiliário adaptável ao crescimento da criança.
  • [19] SALTZMAN, A. (2008). O design vivo. Design de moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 1, 305-318.
  • [20] Vereta, M. C. (2015). Economia solidária e a produção de peças transformáveis: uma proposta de inclusão social (Bachelor's thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Como citar:

ALBUQUERQUE, ANA VIVIAN CRISTINA DE; Larrazábal, Rodrigo Rios de; "Estudo de caso sobre o impacto e a popularização do consumo de roupas transformáveis através do instagram.", p. 1606-1617 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-106_636798

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações