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Estudo de reconhecimento em bacharelados de moda

Recognition study in fashion bachelors

SOMMERMEYER, Liliane Gonzaga ; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos ;

Artigo:

A presente pesquisa de doutorado em andamento busca identificar e compreender as relações entre o espaço físico de ensino (salas de aula tradicionais, salas de costura, modelagem e outros ambientes das Instituições de Ensino Superior – IES, que ofertam cursos de bacharelado em moda) e o ensino-aprendizagem nesse contexto. Procura também, analisar as grades curriculares dos cursos para averiguar se as disciplinas ministradas atualmente atendem as necessidades dos alunos, professores, coordenadores e também do mercado. Para tanto, obteve-se, até então, como fontes e técnicas de coleta de dados, revisão bibliográfica, buscas sistemáticas na internet, entrevistas semiestruturadas (presenciais e a distância) com coordenadores e professores, conversas informais in loco com estudantes e aplicação de questionários à distância, visitas técnicas, captação de imagens e vídeos e observações de situações práticas em sala de aula em algumas das IES estudadas, realizadas pela pesquisadora. O ensino de moda historicamente esteve vinculado aos cursos de artes, economia doméstica e design, e por isso seus bacharelados possuem diferentes nomenclaturas. Porém, desde 2004 as diretrizes do curso de design servem de base para o ensino de moda no Brasil (Conselho Nacional de Educação [CNE], 2004). Além dos aspectos previamente identificados como merecedores de atenção nos estudos obtidos até então, observou-se, por exemplo, que haveriam outras considerações dos alunos em relação ao curso, sobretudo de orientação pedagógica para montar um esquema sequencial em relação as disciplinas escolhidas para frequentar, excepcionalmente no caso de cursos de design que possuem currículos abertos e flexíveis e o aluno tem a liberdade de escolher em quais disciplinas se matricular no ciclo de conteúdo específico. Diante desse estudo de reconhecimento, espera-se, entre outras coisas, incorporar novos fatores de análise na pesquisa para a melhoria do entendimento das relações estudante-curso-instituição em questão.

Artigo:

The present PhD research in progress seeks to identify and understand the relationships between the physical space of education (traditional classrooms, sewing rooms, modeling and other environments of Higher Education Institutions - HEI, which offer bachelor's degree courses in fashion) and teaching-learning in this context. It also seeks to analyze the curricula of the courses to find out if the subjects currently taught meet the needs of students, teachers, coordinators and also the market. For that, until then, as sources and techniques of data collection, literature review, systematic searches on the internet, semi-structured interviews (face-to-face and distance) with coordinators and teachers, informal conversations in loco with students and application of questionnaires were obtained. At a distance, technical visits, capture of images and videos and observations of practical situations in the classroom in some of the HEI studied, were carried out by the researcher. The teaching of fashion has historically been linked to courses in arts, home economics and design, and that is why its bachelors have different nomenclatures. However, since 2004, the guidelines of the design course have served as a basis for teaching fashion in Brazil (Conselho Nacional de Educação [CNE], 2004). In addition to the aspects previously identified as worthy of attention in the studies obtained so far, it was observed, for example, that there would be other considerations from the students regarding the course, especially pedagogical orientation to set up a sequential scheme in relation to the subjects chosen to attend, exceptionally in the case of design courses that have open and flexible curricula and the student has the freedom to choose which subjects to enroll in the specific content cycle. In view of this recognition study, it is expected, among other things, to incorporate new factors of analysis in the research to improve the understanding of the student-course-institution relations in question.

Palavras-chave: design de moda; ensino-aprendizagem; técnicas de coleta,

Palavras-chave: fashion design; teaching-learning; collection techniques,

DOI: 10.5151/6spdesign-033

Referências bibliográficas
  • [1] CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2004). Resolução CNE/CES 5/2004. Brasília: Diário Oficial da União.
  • [2] CRESWELL, J.; W. 2014. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso.
  • [3] FRANCO, M. A. S. 2009. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino- aprendizagem. In: Cadernos de Pedagogia Universitária: [74]. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação.
  • [4] MACEDO, M. K. B. de. 2021. Antecedentes da criação dos cursos superiores da área de moda no Brasil: possibilidades de uma história. In: Anais do ANPUH, 31o Seminário Nacional de História, Rio de Janeiro.
Como citar:

SOMMERMEYER, Liliane Gonzaga; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos; "Estudo de reconhecimento em bacharelados de moda", p. 65-66 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-033

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