Fevereiro 2014 vol. 1 num. 1 - XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo Completo - Open Access.
Estudo preliminar sobre a influência do teor de enxofre do combustível na emissão de amônia em motociclos e veículos leves dos ciclos Otto e Diesel
Daemme, Luiz Carlos ; Neto, Renato de Arruda Penteado ; Errera, Marcelo Risso ; Zotin, Fátima M. Z. ;
Artigo Completo:
Devido às restrições ambientais mundiais, o controle das emissões veiculares torna-se cada vez mais rigoroso. Os limites de emissões vêm sendo sensivelmente reduzidos e o papel das emissões não regulamentadas está tornando-se cada vez mais importante. As emissões de amônia têm recebido especial atenção por esse composto contribuir com a produção de material particulado secundário na forma de nitratos (NH4NO3) ou sulfatos de amônia ((NH4)2SO4). A amônia é o terceiro maior composto nitrogenado na atmosfera. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência do teor de enxofre do combustível nacional na emissão de amônia em uma amostra de seis veículos (três motociclos, um veículo do ciclo Otto e dois veículos do ciclo diesel). Os testes foram conduzidos de acordo com as normativas brasileiras, utilizando-se de diesel contendo 6 e 400 ppm de enxofre e gasolinas contendo 30 e 320 ppm de enxofre. Ambas as gasolinas possuíam teor de 22% de etanol anidro. Os resultados demonstram que para o veículo do ciclo Otto, equipado com catalisador de três vias, a redução do teor de enxofre gera uma tendência de incremento na emissão de amônia. Nos motociclos foi observada a mesma tendência. Quanto aos veículos comerciais leves do ciclo Diesel, não foi observada influência significativa do teor de enxofre sobre as emissões de amônia.
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DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP88
Referências bibliográficas
Como citar:
Daemme, Luiz Carlos; Neto, Renato de Arruda Penteado; Errera, Marcelo Risso; Zotin, Fátima M. Z.; "Estudo preliminar sobre a influência do teor de enxofre do combustível na emissão de amônia em motociclos e veículos leves dos ciclos Otto e Diesel", p. 627-636 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013.
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-simea-PAP88
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