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Estudo quali-quantitativo de modelo interativo analógico e digital para o ensino de Geometria Descritiva aplicada ao design

A Geometria Descritiva (GD) é um ramo da Geometria que estuda a representação de objetos tridimensionais em um plano reduzindo as três dimensões espaciais às duas dimensões do plano. Além de ser uma ferramenta para representação e solução de problemas associados a ela, GD busca desenvolver nos estudantes habilidades de visualização e raciocínio visual.

Cordeiro, Luciana Sales ; Holanda, Rebeca Santiago ; Cunha, Aura Celeste Santana ;

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A disciplina de Geometria Descritiva do curso de Design, tem evoluído seu processo de ensino em direcionamento pautado em dois eixos: A) desenvolver a habilidade de imaginar objetos e não apenas a leitura e interpretação de desenhos (Montenegro, 2015) e B) o desenvolvimento do raciocínio visual associado ao uso de interface táctil (analógica) e digital de representação como base de estudo das heurísticas da materialidade, conceito desenvolvido a partir da tese de doutoramento da docente da disciplina (Cunha, 2019).

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Descriptive Geometry is considered a discipline of difficult learning in the Design course, at the Federal University of Ceará (UFC). As a way of helping the professors of the discipline in the challenges that this area of study of representation presents, the Teaching Initiation Program (PID) aims to carry out research and develop pedagogical strategies capable of minimizing the difficulties observed during the teaching-learning process. During the activities promoted by the monitoring and the professor in charge, the research assumed an exploratory character and brought new methodological teaching references applied to the teaching of the subject. After the initial selection of topics, in which students usually have difficulties with, according to previous experiences, drafts and prototypes were developed, in addition to informal tests with former students of the discipline and validated by the professor. Finally, the final products were applied in the classroom and evaluated by the students. As a result, this study based on the principles of Information Design as a design

Palavras-chave: material didático, geometria descritiva, materialidade, interatividade, programa de iniciação à docência,

Palavras-chave: educational material, descriptive geometry, materiality, interactivity, teaching initiation program,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-40_650593

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Como citar:

Cordeiro, Luciana Sales; Holanda, Rebeca Santiago; Cunha, Aura Celeste Santana; "Estudo quali-quantitativo de modelo interativo analógico e digital para o ensino de Geometria Descritiva aplicada ao design", p. 610-622 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-40_650593

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