Fevereiro 2014 vol. 1 num. 1 - XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo Completo - Open Access.
ESTUDO REOLÓGICO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS POR MEIO DE REOMETRIA
Oliveira, Roberto Fernando de Souza Freitas Ana Paula Lelis Rodrigues de ; Ribeiro, Maria Elisa Scarpelli ; Silva, ; Sousa, Ricardo Geraldo de ; Alves, Ana Gabriella de Oliveira ; Erbetta, Cynthia D’Avila Carvalho ; Lastres, Luiz Fernando Martins ;
Artigo Completo:
Neste trabalho, foi feito um estudo reológico de dezoito óleos comerciais, de diferentes marcas e classificações SAE. Os óleos foram submetidos a testes em regime estacionário de tensão, utilizando um reômetro AR-G2. A tensão de cisalhamento foi variada de 0 a 600Pa, à temperatura fixa de 25oC. Foi observado que a viscosidade de todos os óleos lubrificantes diminuiu com o aumento da tensão de cisalhamento. A partir destes testes em regime estacionário, os óleos foram separados em três grupos, de acordo com as suas curvas de viscosidade, com os do Grupo A apresentando as maiores viscosidades, em qualquer tensão aplicada, seguidos dos do Grupo B, e os do Grupo C com as menores viscosidades. Os óleos, classificados no Grupo A, são aqueles com maior grau SAE e com viscosidade cinemática maior que 250cSt. Os resultados obtidos mostram uma correspondência entre o estudo reológico dos óleos por reometria e os testes convencionais usados para classificação dos óleos. Considerando tais resultados, a eficiência, a rapidez e a facilidade do método, pode-se concluir pela vantagem da utilização deste método para testes preliminares na formulação de óleos lubrificantes.
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DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP58
Referências bibliográficas
Como citar:
Oliveira, Roberto Fernando de Souza Freitas Ana Paula Lelis Rodrigues de; Ribeiro, Maria Elisa Scarpelli; Silva, ; Sousa, Ricardo Geraldo de; Alves, Ana Gabriella de Oliveira; Erbetta, Cynthia D’Avila Carvalho; Lastres, Luiz Fernando Martins; "ESTUDO REOLÓGICO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS POR MEIO DE REOMETRIA", p. 427-433 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013.
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-simea-PAP58
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