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Etanol anidro como combustível comercial no Brasil: oportunidades e riscos

Dry ethanol as commercial fuel in Brazil: opportunities and risks

MARTINS, M. E. S. ; LANZANOVA, T. D. M. ; ROVAI, F. F. ; GUILHERME, R. T. G. ; BARROS, F. C. ; UEHARA, S. ; ROHRIG, MARCELO ;

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A descarbonização da mobilidade é tratada como uma questão de tecnologia, sendo a eletrificação o centro das atenções devido à sua relevância para a redução do consumo de energia. Mas a tecnologia veicular por si só não eliminará as emissões de CO2e do ciclo de vida, o compromisso público de várias montadoras, sendo a pegada das fontes de energia um fator chave no caminho para a neutralidade. No Brasil, o etanol hidratado é um combustível de baixo carbono há muito implementado e que pode ser imediatamente utilizado nos carros flex, que compõem cerca de 80% da frota brasileira de automóveis de passageiros e 85% dos novos licenciamentos no país. O etanol, porém, não é a primeira escolha do cliente brasileiro. As razões estão ligadas a aspectos econômicos e de conforto. Este estudo, realizado em cooperação, tem como objetivo compreender a viabilidade técnica de novas especificações do etanol, visando mitigar seus pontos fracos mais relevantes – baixo poder calorífico e volatilidade, para uso em motores de flex e sistemas híbridos. Como avaliação inicial, foi analisada a remoção do teor mássico de água, atualmente em cerca de 7% do etanol comercial e mensurada a magnitude das mudanças na autonomia do veículo, emissões de poluentes e os riscos para seu uso em motores flex em série.

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The mobility decarbonization is usually treated as a matter of vehicle technology, being electrification the center of attention due to its relevance for energy consumption reduction. But vehicular technology alone cannot eliminate life cycle CO2e emissions, which is the public commitment of several OEMs, being the footprint of the energy sources a key factor on the way to zero. In Brazil, hydrated ethanol is a long time implemented low carbon fuel that can immediately be used in the flex-fueled cars, which represent, after its launching in 2003, ca. 80% of Brazilian passenger car and light commercial fleet and ca. 85% of the new licensing in the country. Nevertheless ethanol fuel is not the Brazilian customer first choice. The reasons are linked to economical and comfort aspects. This study, performed in cooperation, has the objective to understand the technical viability of new ethanol specifications, aiming to mitigate its most relevant weaknesses, low heat value and volatility, for the use in flexible combustion and hybrid powertrains. As an initial evaluation, the removal of the ca. 7% mass water content from the current commercial ethanol was analyzed to define the magnitude of changes in the vehicle range, pollutant emissions and risks for its use in-series flex engines.

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP83

Referências bibliográficas
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Como citar:

MARTINS, M. E. S.; LANZANOVA, T. D. M.; ROVAI, F. F.; GUILHERME, R. T. G.; BARROS, F. C.; UEHARA, S.; ROHRIG, MARCELO; "Etanol anidro como combustível comercial no Brasil: oportunidades e riscos", p. 461-468 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP83

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