Novembro 2024 vol. 12 num. 4 - 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP
Artigo - Open Access.
"Etnodesign Na Moda: Considerações Sobre Processos Experimentais Contemporâneos."
"Ethnodesign in Fashion: Considerations on Contemporary Experimental Processes. "
ARAÚJO, Sarah Rocksane ; CURCIO, Gustavo Orlando Fudaba ;
Artigo:
Esta pesquisa propõe uma investigação sobre os processos de experimentação e de concepção no campo do design de moda, com foco na produção contemporânea de designers indígenas brasileiros. O estudo visa compreender como esses criadores incorporam métodos, símbolos e saberes ancestrais em seus processos criativos, caracterizados por abordagens não-tradicionais e não-lineares. A ênfase recai sobre a maneira pela qual esses elementos, oriundos de tradições culturais específicas, desafiam e reconfiguram paradigmas estabelecidos no design de moda, inserindo novas camadas de significado na prática criativa. A partir da análise de diferentes práticas de criação, busca-se explorar a desconstrução de estereótipos historicamente atribuídos às culturas indígenas, destacando a relevância do design como ferramenta para a valorização e ressignificação dessas culturas no contexto contemporâneo. Assim, pretende-se compreender como essas práticas criativas contribuem para a formação de uma estética decolonial, que questiona e subverte narrativas hegemônicas na moda, propondo novas formas de representação identitária. Além disso, a análise crítica dos processos criativos dos designers indígenas visa documentar tanto os aspectos técnicos quanto os efeitos socioculturais de suas produções. O estudo ressalta o papel desses criadores na construção de novas narrativas estéticas e identitárias, evidenciando a importância de um pensamento decolonial que promova uma compreensão mais ampla, inclusiva e diversa do design de moda no Brasil. Ao final, espera-se que a pesquisa contribua significativamente para o campo do design contemporâneo, ampliando o debate sobre a interseção entre moda, ancestralidade e decolonialidade. Este estudo, de caráter primário e abordagem qualitativa descritivo-observacional das obras do designer indígena Maurício Duarte que compreende as coleções Primavera-Verão 2022, Outono-Inverno 2023 e coleções em andamento, busca evidenciar as formas pelas quais a herança colonial e o apagamento histórico do legado dos povos originários continuam a influenciar as práticas de design e comunicação atualmente. Ao examinar essa relação, a pesquisa espera contribuir para a compreensão das dinâmicas de poder e resistência presentes no contexto criativo de designers indígenas, oferecendo um panorama que promova a valorização e o respeito às tradições, saberes e símbolos indígenas.
Artigo:
This research proposes an investigation into the processes of experimentation and conception within the field of fashion design, focusing on the contemporary work of Brazilian Indigenous designers. The study aims to understand how these creators incorporate ancestral methods, symbols, and knowledge into their creative processes, characterized by non-traditional and non-linear approaches. The emphasis lies on how these elements, originating from specific cultural traditions, challenge and reconfigure established paradigms in fashion design, adding new layers of meaning to creative practice. Through the analysis of different creative practices, the research seeks to explore the deconstruction of stereotypes historically attributed to Indigenous cultures, highlighting the relevance of design as a tool for the appreciation and re-signification of these cultures in contemporary contexts. Thus, it aims to understand how these creative practices contribute to the formation of a decolonial aesthetic, questioning and subverting hegemonic narratives in fashion, while proposing new forms of identity representation. In addition, the critical analysis of Indigenous designers' creative processes aims to document both the technical aspects and the socio-cultural impacts of their productions. The study emphasizes the role of these creators in constructing new aesthetic and identity narratives, underscoring the importance of decolonial thinking that fosters a broader, more inclusive, and diverse understanding of fashion design in Brazil. Ultimately, the research is expected to make a significant contribution to the field of contemporary design by expanding the debate on the intersection between fashion, ancestry, and decoloniality. This primary study, employing a qualitative descriptive-observational approach to the works of Indigenous designer Maurício Duarte—encompassing the Spring-Summer 2022, Fall-Winter 2023 collections, and ongoing collections—seeks to highlight how colonial heritage and the historical erasure of Indigenous peoples' legacies continue to influence design and communication practices today. By examining this relationship, the research aims to contribute to a better understanding of the dynamics of power and resistance within the creative context of Indigenous designers, offering a perspective that promotes the appreciation and respect for Indigenous traditions, knowledge, and symbols.
Palavras-chave: Processos experimentais; Moda; Ancestralidade; Etnodesign; Decolonialidade,
Palavras-chave: Experimental processes; Fashion; Ancestrality; Ethnodesign; Decoloniality,
DOI: 10.5151/8spdesign-007
Referências bibliográficas
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Como citar:
ARAÚJO, Sarah Rocksane; CURCIO, Gustavo Orlando Fudaba; ""Etnodesign Na Moda: Considerações Sobre Processos Experimentais Contemporâneos."", p. 22-24 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/8spdesign-007
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